Prefeitura de Palmas disponibiliza 30 postos para o dia D de Vacinação contra a gripe

A meta é vacinar 100% do público-alvo em todo o período da campanha, que termina no dia 26 de maio. Até o momento, já foram vacinadas aproximadamente 27.200 pessoas, o que corresponde a 49% da meta

A meta da Semus é vacinar 100% do público-alvo na campanha
Descrição: A meta da Semus é vacinar 100% do público-alvo na campanha Crédito: Foto: Cleia Gomes

Todos os 30 postos de vacinação situados nos Centros de Saúde Comunitários de Palmas já estão abastecidos com as vacinas que imunizam contra a Influenza (gripe). O “Dia D” de vacinação contra a gripe acontece neste sábado, 13. A campanha nacional começou no dia 17 de abril e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é que a imunização atinja, até sábado, 90% do público-alvo. O total de pessoas a serem vacinadas é de 51.855 pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

 

Logo cedo, às 8 horas, o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, vai participar da abertura do “Dia D de Vacinação contra a Gripe” no Centro de Saúde Comunitário da 403 Sul, localizado nas proximidades do Corpo de Bombeiros.

 

A meta da Semus é vacinar 100% do público-alvo em todo o período da campanha, que termina no dia 26 de maio. Até o momento, já foram vacinadas aproximadamente 27.200 pessoas, o que corresponde a 49% da população-alvo.

 

A gerente da Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, lembra que dos 31 postos de vacinação, apenas o da 1.304 Sul não abrirá no sábado, 13, devido à manutenção que a concessionária de energia fará na quadra. Mas segundo ela, a equipe do Centro será deslocada para atender no Centro de Saúde Comunitário Valéria Martins, na 1206 Sul. A gerente esclarece também que as equipes de saúde estarão nas unidades exclusivamente para a vacinação.

 

Elaine explica que a vacina não pode ser vista como uma medida curativa, mas sim preventiva, que visa evitar a forma mais grave da gripe e também complicações que podem surgir por causa da doença. “A ação do “Dia D” é dar oportunidade para as pessoas que não conseguem se deslocar até um centro de saúde durante a semana. É importante destacar que a gripe pode ter complicações e levar a óbito, e a vacina é um meio de prevenção e não de cura. Nossa preocupação é que já estamos para mais da metade da campanha e pouco mais de 45% do público-alvo foi vacinado”, alertou.

 

O médico e secretário Nésio Fernandes reafirma que o número de pessoas vacinadas na Capital até o momento é baixo, visto que o período da campanha já passou da metade. “Muitas pessoas temem tomar a vacina dizendo que logo após a imunização ficam gripadas é um mito. Não há relação, pois a vacina passa a fazer efeito após 15 dias da aplicação. O que pode acontecer é a pessoa ter um quadro de resfriado, que é causado por outro tipo de vírus, ou a pessoa já estar contaminada pelo vírus quando foi vacinada e simplesmente haver uma coincidência, com o vírus se manifestando logo após a imunização. A vacina contra a gripe demora 15 dias para começar a proteger”, orientou o secretário.

 

A vacina previne contra a Influenza H1N1, a Influenza H3N2, e a Influenza B. Qualquer pessoa que faz parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde pode ser vacinada, exceto aquelas que têm alguma alergia grave a ovo ou a algum componente da vacina.

 

Público-alvo

Neste ano, o público-alvo para a vacinação são crianças de 06 meses até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

 

Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Estão sendo vacinados aqueles que atuam em sala de aula nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.

 

Até o momento foram imunizados: 7.425 crianças (meta é 20.285); 1.747 gestantes (meta é 3.782); 293 puérperas (meta é 636); 7.323 idosos (meta é 10.578); 4.277 profissionais da saúde (meta é 6.654); 4.341 pessoas com doenças crônicas (meta é 9.830); 1.483 professores (meta aberta); 325 privados de liberdade (estima-se uma população carcerária de mil pessoas).

 

A vacina estará disponível nas seguintes unidades:

 

- CSC 307 Norte

- CSC 403 Norte

- CSC 405 Norte

- CSC 503 Norte

- CSC 603 Norte

- CSC 508 Norte

- CSC 406 Norte

- Policlínica 108 Sul

- CSC 210 Sul

- CSC 403 Sul

- CSC 712 Sul

- CSC 806 Sul

- CSC 1004 Sul

- CSC 1103 Sul

- CSC 1206 Sul

- CSC Taquari

- CSC Lago Sul

- CSC Liberdade

- CSC Laurídes Lima

- CSC Novo Horizonte

- CSC Alto Bonito

- CSC Eugênio Pinheiro – Aureny I

- CSC Aureny II

- CSC Santa Bárbara

- CSC Setor Sul

- CSC Bela Vista

- CSC Morada do Sol

- CSC Santa Fé

- CSC Taquaruçu

- CSC Buritirana

 

Comentários (0)