Prefeitura de Palmas doa mudas em celebração ao Dia da Árvore no Parque Cesamar

A ação foi realizada em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado no dia 21 de setembro, pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

Foram doadas pela FMA mudas de árvores para reflorestamento
Descrição: Foram doadas pela FMA mudas de árvores para reflorestamento Crédito: Regiane Rocha

Cerca de 200 mudas de espécies de árvores para reflorestamento foram distribuídas aos visitantes e frequentadores do Parque Cesamar neste sábado, 21, pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Todas são produzidas no Viveiro Municipal de Palmas. A ação foi realizada em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado no dia 21 de setembro.

 

A iniciativa despertou o interesse de quem estava pelo parque. O casal Katielly Martins da Silva, 31 anos, dona de casa, e Alex Martins de Sousa, 42 anos, açougueiro, ganhou uma muda de açaí para levar para casa. “Vamos plantar e cuidar para colher os frutos que ela vai nos proporcionar”, comentou o casal.

 

Para o chefe da divisão de projetos e captação de recursos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Maxwell Gomes, celebrar o Dia da Árvore é cuidar do que temos de mais valioso que é o nosso meio ambiente. “A Prefeitura de Palmas se preocupa com o meio ambiente. Temos o plano de arborização urbana que contempla as atividades realizadas pelo viveiro municipal e o Programa Palmas Mais Verde que é a adoção de áreas verdes pela sociedade civil. A nossa preocupação é relacionada principalmente com a absorção de CO2 e liberação de oxigênio, além da implementação das áreas verdes urbanas para cumprir sua função social e ambiental, com consequente conforto térmico para os habitantes do Município”, informou.

 

Ainda durante a ação, os técnicos da FMA também receberam óleo de cozinha usado que será reaproveitado nas oficinas de sabão realizadas em eventos do Município e, também, doado para entidades filantrópicas, como igrejas e projetos assistenciais, que ensinam as pessoas a fabricar o sabão líquido e em barra, tanto para o consumo doméstico, quanto para comercialização e complemento da renda familiar.

 

A doação de óleo faz parte do Programa Renova Palmas, que tem o objetivo de descartar corretamente este resíduo que pode contaminar o meio ambiente, poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera. O programa também mantém pontos de coleta na sede da FMA, localizada na Avenida LO O9, esquina com a Avenida Teotônio Segurado e no Viveiro Educador, localizado ao lado do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. O óleo também pode ser entregue na unidade itinerante de Educação Ambiental, que está presente em todos os eventos do Município.

 

Viveiro Municipal

 

Durante todo o ano o viveiro municipal de Palmas disponibiliza mudas gratuitamente de árvores nativas e frutíferas para a população. Cada pessoa pode levar para casa até cinco mudas se for residente da área urbana da Capital. Já o morador da zona rural tem direito a 10 mudas. Os interessados devem se dirigir de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, até a sede da FMA, localizada na Avenida LO-09, e pegar uma autorização para a retirada das mudas. Depois disso o interessado deve ir até o viveiro municipal que está localizado entre as avenidas NS-01 e LO-09, das 8 às 19 horas. Para os interessados em quantidades maiores como projetos de reflorestamento e projetos sociais é necessário encaminhar um oficio à diretoria solicitando as mudas.

Comentários (0)