A Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Palmas lançou na tarde desta terça-feira, 02, a Operação Setembro Sem Fogo que conta com a parceria de diversos órgãos municipais e estaduais. Entre os objetivos está a promoção da redução dos índices de queimadas, os impactos à saúde, sensibilizar a comunidade urbana e rural quanto à necessidade de preservação do meio ambiente, alertar a população de Palmas das consequências advindas do uso inadequado do fogo e desenvolver ações preventivas e educativas no combate a queimadas.
O secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, informou que a meta é reduzir 10% nos índices de queimadas em relação aos anos anteriores. “Vamos intensificar nossas ações na fiscalização, realizar perícias, notificar e autuar os responsáveis por queimas ilegais”, explicou Viana.
O gerente de Operações da Defesa Civil, Carlos Rogério, apresentou toda a operação e entre as ações que serão desenvolvidas está à realização de palestra padrão, em que se pretende difundir os objetivos da campanha por meio de agentes multiplicadores do Programa Guardião Escolar da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), junto às escolas municipais, realizar visitas de notificação junto à comunidade Rural e distribuir panfletos alertando dos riscos e ainda à realização de outras ações preventivas.
A secretária de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Germana Pires, destacou a importância do envolvimento da comunidade. “É uma ação que deve ser conjunta com a educação ambiental e fiscalização e ter a comunidade como nossa parceira”, afirmou Germana.
Para o superintendente da Defesa Civil, Iranilton Sales, a comunicação direta com a população é fundamental para efetivar as denúncias e realizar o combate a queimada. “Além da comunicação interna que quanto mais eficaz e quanto mais rápida, garantirá maior preservação do meio ambiente assim como as denúncias feitas pela população reforça ainda mais esta vigilância”, garantiu Sales.
Parceiros
Estiveram presentes representantes da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Desenvolvimento Rural, Saúde, Corpo de Bombeiros, Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins), Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins), Defesa Civil do Tocantins, Eletrobrás Eletronorte e Infraero.
Comentários (0)