Prefeitura de Porto interdita praia após vazamento de esgoto; BRK responde

Por meio de nota, a BRK Ambiental, responsável pelo esgoto da cidade, informou que a partir da identificação do vazamento na praia foram tomadas medidas imediatas

Área interditada
Descrição: Área interditada Crédito: Divulgação

A prefeitura de Porta Nacional interditou, por tempo indeterminado, nesta sexta-feira, 5, a praia de Porto Real após uma área do lago ser atingida por derramamento de esgoto. Por meio de nota, a BRK Ambiental, responsável pelo esgoto da cidade, informou que a partir da identificação do vazamento na praia foram tomadas medidas imediatas.

 

De acordo com a secretária de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Flávia Hallum, o lançamento acidental de resíduos de esgoto sanitário sem tratamento, que extravasou da Estação Elevatória de Esgoto – 003 e atingiu as águas dessa região, foi o motivo que levou o Município a interdição das praias e multar à BRK Ambiental, no valor de R$ 150 mil.

 

“Notificamos a empresa responsável pelo extravasamento de esgoto que ocasionou a possível contaminação para a realização do monitoramento da qualidade da água para assegurar a sua balneabilidade”, explica a secretária.

 

A BRK Ambiental garantiu que as medidas de contenção foram realizadas por meio de isolamento da área, a contensão do efluente com uso de caminhões limpa fossa, a limpeza do espaço afetado e a comunicação aos órgãos competentes. A empresa ressaltou, ainda, que não há como atestar qualquer contaminação da água ou solo antes da realização de análises em laboratório. 

 

“A BRK informa também que extravasamentos de esgoto são causados em sua grande maioria por entupimentos nas redes, fruto do lançamento de lixo, e pelo direcionamento indevido das águas pluviais. Assim, a concessionária orienta a população a não descartar alimentos, produtos de higiene e qualquer outro resíduo nas redes, e a não direcionar a água de chuva para a rede coletora de esgoto” finaliza a nota.

Comentários (0)