Prefeitura de Porto Nacional inicia semana com grande mutirão de limpeza

Prefeito Joaquim Maia determinou o início do mutirão da limpeza para esta segunda. Trabalho deve durar cerca de 15 dias

Trabalhos começaram na manhã desta segunda
Descrição: Trabalhos começaram na manhã desta segunda Crédito: Foto: Ascom/Prefeitura

Após as eleições, a limpeza e o recolhimento do lixo nas ruas de Porto Nacional ficaram comprometidos. Com as demissões em massa promovidas pelo ex-prefeito, em Luzimangues que tinha o serviço de coleta do lixo realizado pelo pessoal da prefeitura, a ação parou e o acúmulo de lixo foi inevitável, causando não só transtornos, mas também colocando em risco a saúde da população. Em Porto, as coisas não ficaram diferentes. Além das demissões, o atraso no pagamento dos garis fez com que Porto Nacional se tornasse uma das cidades mais sujas do Estado.

 

O prefeito Joaquim Maia, além de encontrar a prefeitura em situação financeira caótica, ainda se deparou com o problema da limpeza da cidade. Além de entulhos e galhadas, toneladas de lixo doméstico ainda estão espalhadas por todo o município. Para solucionar o problema, o prefeito traçou um mutirão junto à Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana, que contará com o apoio da Secretaria da Saúde. O mutirão começou às 8 horas desta segunda, 9, com as máquinas e homens saindo da frente da Prefeitura.

 

Mutirão

Para o serviço, a prefeitura contará com 6 caminhões, 1 retroescavadeira, 30 roçadeiras costais, 2 pá-carregadeiras,  1 patrol, 1 bobcat e 1 cata-treco. Cerca de 80 homens serão envolvidos no mutirão, que é dividido em cinco equipes e terá início nos bairros Umuarama, Jardim Municipal, Padre Luzo, Anel Viário e Orla. Toda a cidade e distritos serão contemplados. Os trabalhos terão apoio de máquinas e caminhões cedidos pelo Estado, liberados através de um requerimento do deputado Valdemar Júnior.

 

Na administração anterior a empresa que fazia o serviço de coleta de lixo tinha um contrato com o Município no valor de R$ 550.000,00 para atender apenas Porto Nacional. “O distrito de Luzimangues ficava por conta da Prefeitura. Essa diferença no valor mensal dará ao final de um ano uma economia de R$ 1.320,000,00. Considerando que a limpeza de Luzimangues gerava uma despesa mensal para o município de R$ 30 mil, ao final de um ano o município terá economizado mais R$ 360 mil”, apontou o prefeito.

 

Somados os valores, o novo contrato assinado por Joaquim Maia dará uma economia de R$ 1.680.000,00 ao município. “Vale ressaltar que tal economia foi alcançada em apenas um contrato feito pela nova gestão. Quem votou esperando mudança, esperando um novo jeito de administrar pode comemorar”, reforça Joaquim Maia.

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