Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), institui o "Prêmio Profissionais da Educação e Educandos" destinado a premiar professores e alunos que se destacarem nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep). Segundo a Lei n.º 2.751, de 20 de junho de 2022, e mediante os critérios do Edital 2023, gestores escolares, servidores lotados nas unidades educacionais e técnicos da Semed também serão contemplados. Os prêmios vão desde diplomas de menção honrosa a kits escolares e abono salarial para os profissionais das escolas e técnicos da Semed.
Conforme o edital, o principal objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade ao esforço empreendido por profissionais, que estão inseridos no ambiente educativo como mediadores do processo de ensino e aprendizagem, bem como o esforço dos educandos no engajamento e aprendizagem desenvolvida. Com isso, visa ainda identificar e incentivar ações educativas que contribuam de forma impactante e efetiva para a qualidade da educação na rede pública municipal, nos seus mais variados aspectos, quer no exercício da atividade docente, quer no suporte, no incentivo e na defesa de boas práticas pedagógicas.
Outra finalidade é incentivar, anualmente, por meio de prêmios definidos por categorias, os bons desempenhos das unidades educacionais, professores regentes e educandos regularmente matriculados no 2º, 5º e 9° anos do ensino fundamental, por meio do Saep.
O Prêmio Profissionais da Educação e Educandos terá como referência o resultado do Saep de saída 2023, e a premiação será dividida em quatro categorias: Unidades Educacionais; Profissionais da Educação Municipal, Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Educandos Avaliados. A premiação deve ser realizada até dezembro deste ano, conforme os critérios estabelecidos no edital.
Segundo a secretária executiva pedagógica da Semed, Maria Antônia Almeida Costa, com o Prêmio, a gestão quer incentivar e valorizar ainda mais os profissionais que atuam na Educação de Palmas para desenvolverem um trabalho de excelência junto aos nossos alunos. “Nosso intuito é fomentar uma comunidade educacional mais colaborativa, promovendo o compartilhamento de conhecimento e das boas práticas que elevem Palmas ao topo no que diz respeito à educação”, afirmou.
Ideb
Conforme os dados do Ideb, divulgados em 2022, Palmas obteve 2º lugar entre as capitais no que se refere ao rendimento obtido nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), com média de 6,1, atingindo a meta prevista, ficando abaixo apenas de Teresina (PI). Nos anos finais (6º ao 9º ano), a Capital obteve 1º lugar, com média 5,6, superando a sua meta projetada, que era 5,5.
Comentários (0)