Foi celebrado na manhã desta terça-feira, dia 5, no auditório da Prefeitura de Paraíso, o protocolo de intenções Nº 02/2019, que formaliza a utilização temporária de área para a instalação de fábrica de ração para aves. O galpão em questão pertence à Companhia de Armazéns Gerais e Silos do Estado do Tocantins (Casetins) e está localizado na BR-153, dentro do município de Paraíso.
A assinatura do protocolo contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Cesar Halum, do sócio proprietário da empresa Santa Isabel Alimentos LTDA, Yasuhide Watanabe, do vice-prefeito Celso Morais, do presidente da Câmara de Vereadores, João Camargo, de empresários do segmento, secretários, diretores e coordenadores do município.
De acordo com Cesar Halum, Paraíso teve uma perda econômica, com o fechamento do abatedouro de aves que aqui na cidade, existia, mas este cenário deve mudar. “Este ato representa o primeiro da recuperação da economia e geração de empregos. Por isso é importante essa união da Prefeitura, com o Governo do Estado e com a iniciativa privada”, destacou.
A Santa Isabel Alimentos LTDA, conhecida como Frango Americano, é uma empresa presente nos estados do Pará (sede no município de Santa Isabel), Maranhão, Piauí e Tocantins. No Estado está presente há 12 anos. “E o intuito é iniciar os trabalhos em Paraíso com a fábrica de ração para atender a produção avícola da região e depois ampliar o plantel de criação em granjas próprias e integradas”, afirmou Evandro Watanabe.
Para os empresários de Paraíso, integrados à atividade avícola, a assinatura do protocolo carrega boas expectativas para o desenvolvimento econômico. “Hoje somos 92 aviários integrados e nossa perspectiva é que todos possam voltar a comercializar seus produtos e honrar seus compromissos feitos até mesmo com instituições bancárias”, afirmou dona Lena Rosa, empresária do ramo avícola.
De acordo com Celso Morais, vice-prefeito de Paraíso do Tocantins, a gestão municipal se empenhou na consolidação deste convênio e “logo, logo, vamos comemorar a reinstalação de um novo frigorífico de aves aqui no município”.
Celso informou ainda que a administração municipal renunciou ao uso do galpão, que até então funcionava como o Centro de Recolhimento de Pneus Usados, para que fosse instalada a fábrica. “O serviço de recolhimento e descarte correto de pneus usados não vai parar, só vamos mudar de local porque entendemos a importância dele para o meio ambiente. Porém sabemos, que em termos econômicos, seria melhor para o município ceder aquele espaço”, encerrou o vice-prefeito.
Comentários (0)