Prefeitura e IFTO concluem etapa do projeto de assistência técnica em assentamento

As entidades finalizaram a primeira etapa do projeto piloto de assistência técnica, que tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar

Crédito: Divulgação

Neste final de semana, a Prefeitura de Dianópolis, junto com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Dianópolis, finalizou a primeira etapa do projeto piloto de assistência técnica, que tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar, com os produtores do Assentamento Bela Vista I.

 

A primeira etapa encerrou a fase de triagem nos lotes, identificando as potencialidades de cada área, de acordo com a cultura direcionada pelo proprietário do terreno, com entrevista realizada com todos os moradores do local.

 

A partir de agora, serão realizadas as avaliações técnicas e nos próximos dias terá início a segunda etapa do projeto, com uma reunião marcada para esta quarta-feira, com os moradores do local, para informações sobre a próxima fase do programa. "Um excelente projeto. O IFTO é um grande parceiro do município e mais uma vez vamos conseguir beneficiar a comunidade rural, fortalecendo e valorizando a agricultura familiar, potencializando as culturas cultivadas em nossa região por meio desta parceria”, disse o prefeito Padre Gleibson Moreira.  

 

Além do IFTO, o projeto conta com parceria do Sebrae, Ruraltins e Projeto Manuel Alves, para implantar projeto piloto de fortalecimento da agricultura familiar começa sair do papel. “O objetivo, além de enfatizar a formação e fortalecimento regional de comunidades agrícolas, propõe o levantamento de dados da produção agropecuária na região rural de Dianópolis, com o intuito de conhecer melhor a realidade dos produtores rurais da região. Este projeto tem a finalidade de atuação do ensino/pesquisa e extensão utilizando entrevistas e questionários para diagnosticar o nível de desenvolvimento local e promover o fortalecimento da agricultura familiar, juntamente com a formação dos discentes do ensino básico, técnico, tecnológico e superior”, informou o professor de Ensino Básico Técnico e responsável pelo Núcleo de Agroecologia e Produção Sustentável, do IFTO/Dianópolis, Eduardo Carvalho Dias.

 

Inicialmente o projeto/piloto será implantado no Bela Vista I, em seguida será estendido para demais comunidades da zona rural.

Comentários (0)