Prefeitura e Sancetur negam quebra de contrato; ônibus foram retirados para revisão

Empresa publica nota no aplicativo SOU PALMAS e informa que ônibus retirados são da reserva técnica e não alteração operação do sistema

Prefeitura de Palmas informa que pagamentos estão em dia
Descrição: Prefeitura de Palmas informa que pagamentos estão em dia Crédito: Lia Mara/Secom Palmas

Denúncias de que a retirada de ônibus da frota do transporte coletivo urbano de Palmas estaria ocorrendo por falta de repasses financeiros da Prefeitura de Palmas para a operadara do serviço na Capital, a Santa Cecília Turismo Ltda (Sancetur) foram negadas pela gestão municipal e pela própria empresa.

 

 

Em nota no aplicativo SOU PALMAS, a Sancetur informa à população que o serviço público de transporte coletivo em Palmas segue e seguirá operando dentro da normalidade, com regularidade, continuidade, eficiência e segurança.

 

 

Sobre a retirada dos ônibus da frota, a empresa informa que os veículos que foram levados a São Paulo para revisão mecânica e vistoria em itens de segurança fazem parte da chamada reserva técnica e que isso não alterou a prestação dos serviço, pois foi mantido o número necessário de veículos na operação do sistema. Na nota, a Sancetur reiterou seu compromisso com a população de Palmas. (confira a nota na íntegra ao final da matéria)

 

 

Prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo (ATCP) já havia se manifestado sobre a denúncia. A gestão negou qualquer quebra de contrato com a Sancetur. Ressaltou que os pagamentos da empresa estão em dia e em conformidade com o previsto no contrato emergencial de R$ 196,2 milhões. Reforçou que o modelo de remuneração é calculado por quilômetro rodado comando a bilhetagem à contrapartida municipal.

 

 

Informou que a Sancetur já havia comunicado oficialmente que 14 ônibus seriam levados para São Paulo para passarem por revisão especial dos itens de segurança e assegurou que os veículos integravam a reserva de técnica e, em razão disso, não afetaria a operação do sistema.

 

 

Nota da Sancetur

Em virtude de várias informações distorcidas divulgadas nos últimos dias, sem que a Sancetur tenha sido procurada para os verdadeiros esclarecimentos, cabe informar à população que o serviço público de transporte coletivo em Palmas segue e seguirá operando dentro da normalidade, com regularidade, continuidade, eficiência e segurança.

Os ônibus que foram levados a São Paulo para revisão mecânica e vistoria em itens de segurança fazem parte da chamada reserva técnica, mantendo assim o necessário e adequado número de ônibus na operação do sistema.

A Sancetur reitera seu compromisso com a população de Palmas, garantindo a oferta de serviço necessária à demanda, cumprindo o quadro de linha e horários, conferindo para a população da cidade uma frota composta por ônibus 0 km, com ar-condicionado, acessibilidade e Wi-Fi - garantindo conforto e segurança ao cidadão que utiliza diariamente nosso serviço com respeito e dignidade que merece ao ser transportado pela Sancetur.

 

Nota da Prefeitura de Palmas 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo (ATCP), esclarece que a operação do transporte público segue normalmente, sem alterações em horários ou linhas.

A empresa responsável pelo serviço, Sancetur (Santa Cecília Turismo Ltda), comunicou oficialmente à Agência que 14 ônibus – e não 25 como tem sido divulgado – foram levados a São Paulo para revisão especial dos itens de segurança, dentro da garantia de fábrica.

A ATCP reforça que a medida não interfere na operação, já que os veículos que foram levados fazem parte da reserva técnica, sendo usados apenas quando necessário.

Também é importante esclarecer que os pagamentos à empresa estão sendo feitos, conforme previsto em contrato. O modelo de pagamento é baseado na arrecadação da bilhetagem, somada à contrapartida da Prefeitura, e calculado por quilômetro rodado.

Portanto, não houve descumprimento de contrato por nenhuma das partes.

A ATCP reforça o compromisso da gestão em garantir um transporte público de qualidade e com segurança para todos os usuários.

Comentários (0)