Prefeitura faz balanço do Carnaval e anuncia que repetirá formato no próximo ano

Eliane Campos disse que a 'Folia da Paz' teve boa aprovação e bons resultados, por isso, a Prefeitura pretende repetir o formato no Carnval de 2016

Secretários fazem balanço positivo da Folia da Paz
Descrição: Secretários fazem balanço positivo da Folia da Paz Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Nesta sexta-feira, 20, secretários municipais receberam a imprensa para divulgar o balanço do Carnaval da Prefeitura de Palmas. Sem a presença do prefeito Carlos Amastha, os responsáveis pelas pastas não pouparam elogios ao formato do evento, que teve como principais atrações shows religiosos.

 

Com o tema “Folia da Paz”, os cinco dias de Carnaval de Palmas tiveram como destaque as programações “Palmas Capital da fé”, na Avenida Theotônio Segurado, Taquari e Praia das Arnos; o “Circuito Folia da Paz”, que resgatou as marchinhas, no Espaço cultural; o “Carnarock” e o “Circuito da Alegria”, em Taquaruçu.

 

A presidente da Fundação Cultural, Eliane Campos, disse que o formato do carnaval deste ano foi criado para atender todo tipo de público. Segundo ela, no próximo ano a Prefeitura pretende repetir o mesmo formato. “Essa identidade é uma miscigenação de todos os povos. Porque Palmas, se você analisar, temos gente do Rio Grande do Sul, tem carioca, tem o baiano, tem os goianos”, destacou.

 

Segurança

Os balanços em relação à segurança do evento, apresentados pelos secretários, foram bastante positivos. Os números apresentados são de uma pesquisa preliminar, na qual consta o assassinato de um rapaz na Feira do Bosque, na noite de domingo, 15, como o único incidente de violência registrado.

 

O secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana da Cruz, pontuou que o ocorrido não teve relação direta com o evento. “Podemos considerar uma infeliz coincidência, o homicídio, mas que não teve qualquer relação com o evento em si. Não aconteceu dentro do circuito e, conforme tomamos conhecimento, tratava-se de um acerto de contas”, disse.

 

Segundo Francisco Viana, cerca de 203 policiais estavam nas ruas fazendo a segurança, que contou também com reforço da Guarda Metropolitana e Corpo de Bombeiros.

 

O secretário destacou que o público que circulou no evento foi em média de 19 mil pessoas por noite, se referindo ao circuito da Theotônio Segurado. Em Taquaruçu, cerca de 1.300 pessoas circularam todos os dias do evento. Na região Norte, na Praia das Arnos, em torno de 1.500 pessoas passaram pelo Carnaval e no Taquari teve uma média de 1.100 pessoas.

 

“A nossa preocupação era exatamente manter esse baixo índice de violência e foi confirmado esse ano. De fato podemos estabelecer o selo de Capital da Paz em Palmas”, disse o secretário de Segurança.

 

No total, a Prefeitura divulgou que cerca de 95 mil pessoas participaram do Carnaval Folia da Paz.

 

Comércio e Turismo

Em relação à movimentação do comércio, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, disse que o evento alcançou os objetivos de atrair turistas que movimentaram o comércio.

 

Ela destacou a organização dos profissionais liberais que trabalharam no evento, como os ambulantes. Segundo ela, eles estão se adequando e se unindo mais, criando algumas associações. “Para o próximo evento, que a gente possa estar dando treinamento para eles, enquanto economia, para que eles possam se organizar melhor”, afirmou Cleide.

 

Trânsito

Segundo o secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SSMAMTT) Christian Zini, houve uma preocupação da Prefeitura com a condução dos foliões e foram disponibilizados mais ônibus coletivos em horários especiais no evento.

 

Segundo Christian Zini, cerca de oito mil pessoas usaram o transporte público nos dias de carnaval. Ele afirmou que “isso mostra que a população está utilizando o transporte público” e disse ainda que isso ajudou a manter a organização do trânsito, evitando acidentes.

 

“Graças a Deus não tivemos nenhum caso com embriaguez ao volante”, disse o secretário afirmando que isso foi resultado do trabalho coletivo da organização do evento, destacando o trabalho de comunicação feito nas redes sociais.

 

Foram registrados dois acidentes nos dois últimos dias de evento, segundo os dados divulgados pelo balanço.  

 

Finalizando a apresentação do balanço, Eliane Campos afirmou que “sem dúvida esse carnaval ficou pra história. Palmas a partir de agora será referência para todo o Brasil”. 

 

Uma pesquisa preliminar feita pela Prefeitura de Palmas mostrou que 83% da população aprovou o carnaval de 2015.

 

Comentários (0)