Prefeitura faz cadastro para que bebês recebam vacinas quando entrega normalizar

Está sendo feito o cadastro de todas as crianças recém-nascidas para que assim que as novas doses das vacinas chegarem, uma equipe irá até as residências para que as mesmas sejam vacinadas

O Ministério da Saúde notificou todos os estados brasileiros informando das dificuldades na distribuição regular de algumas vacinas como BCG, HIB, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetraviral e também do Soro Antirrábico Humano distribuídos.  

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há no estoque da Capital a vacina BCG, mas já foi informada pelo Governo do Estado, responsável pela distribuição das vacinas para os municípios, que está prevista para a esta segunda-feira, 02, a distribuição da BCG e Febre Amarela pelo Ministério. É válido lembrar que a quantidade enviada será apenas parcial, não sendo a mesma feita regularmente. 

 

A Semus informa que está sendo feito o cadastro de todas as crianças recém-nascidas para que assim que as novas doses das vacinas chegarem, uma equipe irá até as residências para que as mesmas sejam vacinadas.

 

Ministério explica dificuldades

Segundo explicou o Ministério da Saúde, o quantitativo entregue de BCG e Febre Amarela pelo laboratório no mês de dezembro encontra-se em análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

 

Ainda de acordo com o Ministério, no caso da HIB houve descumprimento do cronograma das entregas pelo laboratório produtor nacional e que está sendo feito compra internacional emergencial, no entanto não há previsão de entregas.

 

Já em relação às vacinas Dupla adulto, Tríplice Viral e Tetraviral, todas encontram-se em processo de desembargo alfandegário e liberação do termo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Tão logo isso ocorra, serão encaminhadas aos estados.

 

No caso do Soro Antirrábico Humano houve atraso no cronograma de entrega e a distribuição neste mês de janeiro foi reduzida. Após receberem novas entregas dos demais laboratórios e realizados os testes do INCQS, o mesmo será liberado.

 

Comentários (0)