Prefeitura inicia planejamento para melhorar atendimento a pessoas neurodivergentes

Semus e Fesp discutem reestruturação da "linha de cuidado" para garantir serviços contínuos e qualificados. Novas reuniões com equipes de saúde mental ocorrerão ainda em fevereiro.

Crédito: Gabriela Letrari/Ascom Semus

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), iniciou um planejamento para melhorar o atendimento a pessoas neurodivergentes, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta envolve a reorganização da chamada “linha de cuidado”, que corresponde ao conjunto de serviços, tratamentos e acompanhamento oferecidos a esses pacientes, para garantir um atendimento contínuo e de qualidade.

 

O primeiro encontro para discutir essa reestruturação ocorreu na segunda-feira, 3, na sede da secretaria, e foi definido que, ainda neste mês de fevereiro, serão realizadas novas reuniões com as equipes de saúde mental que já atendem esse público. O objetivo é avaliar a estrutura atual dos serviços oferecidos pelo município, além de identificar novos espaços que possam atender esse público.

 

“Vamos nos aproximar mais dos profissionais de saúde para entender qual é a realidade, as possíveis lacunas de capacitação e todos os pontos necessários para aprimorar a qualificação desses profissionais e melhorar toda a rede de atendimento”, explicou a superintendente de Integração, Governança e Padronização na Saúde da Semus, Lauriane dos Santos Moreira.

 

Ainda segundo a superintendente, o município adaptará a linha de cuidado adotada pelo Ministério da Saúde às necessidades específicas da população de Palmas.

Comentários (0)