Prefeitura promove mais uma viagem para educadores: desta vez para Singapura

Depois da viagem pára a Coreia, os educadores de Palmas vão para Singapura, na Ásia. Os professores devem conhecer o sistema educacional do país...

A missão de educadores palmenses da rede municipal de ensino que participa do Programa de Modernização da Gestão Escolar, promovido pela Prefeitura da Capital, embarcou na manhã desta sexta-feira, 21, com destino a Singapura, na Ásia. A chegada à cidade de Singapura está prevista para domingo, 23.

Participam do grupo 30 professores, além do secretário executivo da Educação, André Vitral, do assessor especial de Assuntos Estratégicos, Hector Fábio Valente Franco, do assessor executivo para Assuntos Internacionais, Arthur Prudente Junqueira, e da técnica administrativo Educacional, Ludmila Correia da Silva Honório e Santos.

O primeiro compromisso oficial do grupo será na segunda-feira, 24, na Republic Polytechnic onde participa de uma oficina com o tema: “O Panorama do Sistema Educacional de Singapura e o Diretor como um líder educacional”.

O sistema de ensino de Singapura é conhecido hoje como um dos melhores no mundo. Entre os países que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009, Singapura está em quinto lugar em leitura, quarto lugar em ciências e segundo lugar em matemática. Tais resultados são frutos dos investimentos realizados pelo País na capacitação de professores.

 

Programa de Modernização da Gestão Escolar

O Programa de Modernização da Gestão Escolar é promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP), e tem como objetivo preparar os profissionais da educação básica, aperfeiçoando-os para o desempenho efetivo de liderança, desenvolvendo neles os saberes essenciais para uma gestão de excelência nas escolas da rede pública de Palmas.

O curso, previsto para ser encerrado no primeiro semestre de 2014, possui uma carga horária de 350 horas a serem cumpridas em Palmas e 50 horas em países da Ásia e Europa. Os selecionados são divididos em três grupos de 30 e cada equipe participa de intercâmbio em um país. A primeira missão internacional foi na Coreia do Sul em outubro de 2013. As próximas nações a serem visitadas por profissionais da educação serão Finlândia e Itália.

 

Programação

21 de fevereiro – Embarque em Palmas às 6 horas

23 de fevereiro (Domingo)- Chegada a Singapura

24 de fevereiro (Segunda-feira)

Oficina – “Panorama do Sistema Educacional de Singapura e o diretor como um líder educacional

Visita Técnica - Parque Merlion, Lim Bo Seng Memorial Tower, Casa do Parlamento, Suprema Corte, Câmara Municipal, Cavanaugh Bridge e Elizabeth Walk

Visita Técnica - Gardens by the Bay

25 de fevereiro (Terça-feira)

Oficina 2 - Processos com foco no aluno

Visita Técnica à escola

Visita Técnica - Night Safari

26 de fevereiro (Quarta-feira)

Oficina 3 - Gestão da Organização Escolar

Visita Técnica - Sentosa, Resort World Festive Walk & S.E.A

Visita Técnica - Song of the Sea

27 de fevereiro (Quinta-feira)

Deslocamento: Hotel Copthorne King's - Republic Polytechnic (local da oficina) Oficina 4 - Gestão de Recursos da Escola 

Visita Técnica à escola (2) 

Visita Técnica - Chinatown, Little India e Malay Village

28 de fevereiro (Sexta-feira)

Oficina 5- Planejamento Estratégico

Visita Técnica - Duck/Hippo Tour, Singapore River Cruise

Jantar de Formatura

1º de março (Sábado)

Retorno ao Brasil

Comentários (0)