Prefeitura recebe veículo que auxiliará em ações de segurança e assistência à mulher

Solenidade também foi marcada pelo lançamento do Programa Rede Integrada de Proteção à Mulher, que visa a união de força entre Estado e Municípios

Crédito: Lorena Ribeiro/Secom Porto Nacional

Com foco na criação de políticas públicas de conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher em Porto Nacional, bem como na união de forças junto ao Governo do Tocantins, o prefeito Ronivon Maciel acompanhado da primeira-dama e secretária da Assistência Social e Habitação, Keila Viana, participaram na Codevasf, do Programa Rede Integrada de Proteção à Mulher.

 

Durante a solenidade, os representantes de Porto Nacional receberam uma caminhonete, que ajudará no desempenho e na efetivação da segurança e assistência às mulheres. A destinação do veículo é oriunda da Bancada Federal e foi entregue pelo Governo do Estado, com o objetivo auxiliar os municípios com maiores índices de violência contra as mulheres.

 

Ronivon Maciel, agradeceu ao governador e aos parlamentares pela destinação. “No nosso município já estamos realizando um intenso e significativo trabalho com essas mulheres em situação de vulnerabilidade social e esse veículo irá potencializar e ainda auxiliar nesse trabalho. Porto Nacional agradece por essa destinação tão importante ao nosso município”, destacou o prefeito.

 

Já a primeira-dama e secretária da Assistência Social, Keila Viana, falou sobre a importância de ir em busca do fortalecimento dessas ações. “Tanto na Assistência Social quanto em todas as repartições públicas, estamos buscando preparar e acolher essas mulheres que precisam de nós. Na Assistência Social além da nossa sede, temos os Núcleos de Assistência Social (NAS), Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e muito mais para acolher e ajudar todas as mulheres que precisam de nós”, explicou.
 

Estatísticas 

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, de janeiro a março deste ano, Porto Nacional já conta com um número de 159 boletins de ocorrência registrados referentes à violência contra a mulher. Já em 2023, o município registrou um total de 744 registros.

 

O Tocantins se encontra atualmente no segundo lugar no ranking nacional como o Estado Brasileiro que mais mata mulheres. Segundo dados do Núcleo de Coleta e Análise Estatística da SSP-Tocantins, de janeiro a julho de 2023, 7.741 crimes contra a mulher foram registrados no Estado. O levantamento ainda mostrou que a violência aumenta progressivamente aos fins de semana, ficando em média: 1.486 crimes aos sábados e 1.642 aos domingos.

 

Ações de enfrentamento em Porto Nacional 

Atualmente, o município segue com intensas ações, projetos e programas com o objetivo de combater e diminuir os alarmantes dados estatísticos de violência contra a mulher. A Implantação da Casa da Mulher Portuense, localizada no setor Novo Planalto, destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, oferta cursos profissionalizantes com vistas a garantir a independência das mesmas.

 

A criação do Comitê Portuense de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), no I Primeiro Fórum de Políticas Públicas de Proteção à mulher, realizado no último dia 25 de março, também ajudará na diminuição destas estatísticas no município. 

Comentários (0)