Premiado em Cannes, filme sobre a resistência do povo Krahô tem exibição gratuita

Sessões serão realizadas no Cine Cultura - Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a partir das 19 horas

Crédito: Divulgação

O filme "A Flor do Buriti", realizado no Tocantins, será exibido gratuitamente no Cine Cultura - Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, nesta sexta-feira, 12 de julho, às 19 horas. A sessão contará com a presença dos diretores Renée Nader Messora e João Salaviza, além de estudiosos e pesquisadores das questões indígenas no Brasil. Além da exibição de sexta-feira, haverá outras sessões no sábado, 13, e no domingo, 14, ambas às 19 horas

 

Estrelado por Ilda Patpro Krahô, Francisco Hyjnõ Krahô, Luzia Cruwakwyj Krahô e Débora Sodré, o longa-metragem aborda a resistência e a história do povo indígena Krahô e ainda neste ano, foi premiado no Festival de Cannes, na França.

 

Sobre o Filme

‘A Flor do Buriti’ acompanha os últimos 80 anos dos Krahô na comunidade da aldeia Pedra Branca, no Tocantins. Em 1940, duas crianças desse povo indígena encontraram um boi perigoso perto da sua aldeia, no meio da floresta em plena escuridão. Era o ponto inicial de um terrível massacre, cometido por dois fazendeiros da região, onde morreram dezenas de indígenas.

 

Durante a Ditadura Brasileira, no ano de 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos, obrigados e forçados a integrar uma unidade militar. Hoje, os Krahô continuam sua árdua caminhada pela resistência sobre a sua terra que ainda sangra sob diante de velhas e novas ameaças. Eles tentam reinventar a cada dia infinitas formas de continuar persistindo pelo direito básico de todo mundo, mas que para eles é constantemente negado: o direito à vida. O documentário visa abordar as violências praticadas naquele trágico período que continuam a ecoar na memória das novas gerações.

 

 

 

Comentários (0)