Primeira noite do 12º FGT reúne milhares de pessoas e arranca elogios de Victor e Leo

Prefeita Cinthia Ribeiro destacou que o diferencial deste ano é a participação ativa de chefs regionais no Cozinha Show

Evento foi aberto com apresentação da Chef Millena Barros
Descrição: Evento foi aberto com apresentação da Chef Millena Barros Crédito: Fotos: Kaio Costa

A primeira noite do 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) reuniu milhares de pessoas na Praça Vereador Tarcísio Machado nesta quarta-feira, 5. Quem abriu a programação, que vai até o próximo domingo, 9, foi a chef de Divinópolis, a 125 km de Palmas, Millena Barros, que preparou no Cozinha Show o “Pirarucu Rico”, prato desenvolvido por ela que leva vários elementos do cerrado.

 

A presença de chefs regionais é apontado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), como o diferencial desta edição do evento. “Queremos nessa 12ª edição do FGT marcar um momento novo. Estamos com um diferencial no Cozinha Show esse ano que é prestigiar os chefs de cozinha locais”, destacou a gestora.

 

Coordenando o Cozinha Show, a chef tocantinense, premiada nacionalmente, Ruth Almeida relembrou quando foi ao FGT há sete anos, como expectadora, e assistiu à apresentação do chef Edu Guedes. “Pedi a oportunidade de poder fazer parte do evento, mas nunca imaginei coordenar o Cozinha Show. Fiquei muito feliz quando recebi o convite e espero fazer grandes amizades com os outros chefs, porque é uma grande oportunidade de conhecer o trabalho dos outros”, disse, ressaltando que no último dia ela e outros dois chefs tocantinenses farão, cada um, um prato de acordo com “o seu estilo”.

 

Economia

 

A prefeita Cintia Ribeiro salientou ainda que o FGT vem movimentando a economia não só do Distrito, como também da Capital como um todo. “Estamos com todas as pousadas e hotéis em Taquaruçu com lotação máxima. Em Palmas, da mesma forma, recebendo muitos turistas. Isso aquece a economia”.

 

A oportunidade econômica se estende aos comerciantes informais, como a artista Andreia Japiassú. “Pessoas de várias tribos se reúnem no evento, aumentando o alcance do nosso trabalho”, destacou.

 

Victor e Leo

 

A apresentação da dupla Victor e Leo na abertura do 12º FGT fez com que o público cantasse todos os sucessos junto com os irmãos. Leo contou ao T1 Notícias que ouviu falar das cachoeiras de Taquaruçu, mas que não conseguirá conhecê-las nesta oportunidade. “Nossa agenda está apertada, nesta quinta já viajamos para Manaus, onde faremos um show. Infelizmente ainda não consegui experimentar nenhuma especiaria do Festival”, brincou.

 

Para Leo, o Festival representa a cultura local. “A gastronomia representa a identidade e a cultura de um povo e o FGT possibilita a reunião de todos esses sabores, além das apresentações musicais”, acrescentou.

 

Na noite desta quinta-feira, 6, a chef nacional Andréa Shima comanda o Cozinha Show, que será seguido do show regional com a Banda Liberou Geral e Dorivã. Os 69 stands de pratos doces e salgados, além da comidinha salgada e dos food trucks continuarão servindo suas especiarias em pratos que variam de R$ 8 a R$ 14. O evento acontece até o próximo domingo, 9.

 

Confira abaixo a programação para os próximos dias do 12º FGT

 

Atrações Musicais

 

06/09 - Banda Liberou Geral e Dorivã – (Regional)

07/09 - Biquini Cavadão

08/09 - Titãs

09/09 - Rosa de Sarom e Show infantil com Batatinha e Personagens

 

Cozinha Show

 

06/09 - Andréa Shima – (Nacional) e Idosos da Sedes

07/09 - Adriana Zago, Eduardo Zonta e Apae

08/09 - Rosa Nunes e Roberta Ribeiro e Juventude (FIJP)

09/09 - Ruth Almeida (com participação dos Chefs Osmane e Thiago Siintani)

Comentários (0)