Primeira noite do Festival Gastronômico e Cultural de Dianópolis supera expectativas

A primeira noite contou com a presença de chefes nacionais, apresentação cultural, cozinha show, cozinha gourmet e shows.

Crédito: Divulgação

Sucesso! É a palavra que define o I Festival Gastronômico e Cultural de Dianópolis, que atraiu multidão para o circuito montado na Praça da Capelinha. O evento que é realizado pela Prefeitura de Dianópolis em parceria com Sebrae e Governo do Tocantins, movimentou a Terra das Dianas nesta sexta-feira.

 

Com cozinha show interativa com os Chefs, Ruth Almeida, Mônica Rangel e Roberto Neves, o público comemorou a primeira noite do evento, que teve aprovação maciça dos dianopolinos, visitantes. “A prefeitura está de parabéns. Uma excelente estrutura com organização impecável. Dianópolis merece um evento desta magnitude”, destacou a gerente da Caixa Econômica Federal de Dianópolis, Haline Póvoa, que visitava o Festival, acompanhada da família.

 

O evento teve abertura com apresentação dos universitários da Universidade da Maturidade (UMA), com coral trazendo canções regionais. Em seguida, o público se deliciou com os pratos preparados pelos Chefs na Cozinha Show.

 

Com tema voltado para a gastronomia quilombola, o Festival apresentou a história de Dona Camila, matriarca da Comunidade do Lajeado, na região do Descoberto, que faleceu nas vésperas do evento. Inspirada na história de Dona Camila, na culinária quilombola, a Chef Ruth Almeida, criou o prato “Rubacão do Descoberto”, em homenagem à história e o legado da matriarca, que partiu aos 81 anos, deixando sua marca de força e resistência para o povo sertanejo, para o povo dianopolino.

 

No circuito, o público pode conferir cinco espaços: gourmet, cozinha show, praça de alimentação com apresentação e comercialização dos 10 pratos que concorrem ao melhor prato do Festival, stand institucional Prefeitura e Sebrae e palco principal, onde acontece as apresentações cultural e shows.

 

Acompanhado da Deputada Estadual, Luana Ribeiro, o prefeito Padre Gleibson Moreira, falou sobre a abertura do evento. “Um evento que chegou para ficar. Dianópolis merece elevar seu nome em um momento onde somos protagonistas do turismo com as Serras Gerais. Estamos de portas e braços abertos para receber o mundo em nossa cidade. O Festival chega com esse propósito de unir o turismo e a cultura em um espaço que movimento a economia da nossa cidade”, destacou o prefeito, agradecendo as parcerias do evento.

 

Na avaliação da Deputada Luana Ribeiro, o I Festival Gastronômico e Cultural de Dianópolis, já tem identidade para fazer parte do calendário cultural do estado. “Parabéns prefeito Padre Gleibson, por inovar e acreditar na potencialidade desta cidade que é berço cultural e turístico do nosso estado. Esse Festival mostra a força do Sudeste, do povo dianopolino”, enfatizou.

 

Representando a gerente regional do Sebrae, Fabíola Wolney, o analista técnico, César Augusto, pontuou a importância do Festival para o desenvolvimento da região. “Dianópolis é referência no Sudeste. E o Festival chegou para mostrar a potencialidade empreendedora da cidade, da região”, frisou.

 

E por falar em empreendedorismo, a primeira noite do Festival movimentou os stands dos pratos que concorrem ao prêmio. Sucesso absoluto, a dianopolina Glenda Oliveira, que concorre com o “brigadeiro de caju”, comemorou o resultado da primeira noite. “Fiz mais de 800 brigadeiros, que foram vendidos em menos de três horas. Não imagina que seria tão positivo assim. Preciso dobrar a produção para a segunda noite. O Festival está sendo um sucesso absoluto”, avaliou.

 

Entre os demais pratos, destaque também para o hambúrguer de costela, que vendeu cerca de 500 unidades. Outro sucesso foi o pastel de pequi, que contabilizou mais de 1 mil pasteis comercializados. “Esse Festival de Dianópolis chegou para ficar. Parabéns população, parabéns prefeitura por acreditar na gastronomia como elo entre o turismo e a cultura das Serras Gerais. E hoje teremos muito mais”, finalizou a consultora do evento, Francielle Iseck.

 

Show

 

Na primeira noite o público dançou ao som do Forró Pedra de Fogo, que trouxe para a Terra das Dianas, o compasso gostoso da sanfona, com forró pé de serra. Neste sábado, o evento abriu suas portas às 9h30 com oficina gastronômica. Logo mais às 19h acontece a abertura oficial do evento, com presença de autoridades, apresentação de sussia, homenagens à Dona Camila, Cozinha Show e show com o grupo AmazonCanToria. O evento conta com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civil e segurança especializada.

Comentários (0)