Procon monitorou 1,3 mil produtos para evitar publicidade enganosa na Black Friday

Ao todo foram monitorados 1.306 produtos em 102 empresas dos municípios de Palmas, Paraíso, Guaraí, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas e Dianópolis

Monitoramento foi realizado em seis municípios do Tocantins.
Descrição: Monitoramento foi realizado em seis municípios do Tocantins. Crédito: Procon Divulgação/Governo do Tocantins

O Procon Tocantins realizou monitoramento em 102 empresas, entre os dias três e seis de novembro de 2020,  nos municípios de Palmas, Paraíso, Guaraí, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas e Dianópolis.  A operação é para evitar a publicidade enganosa na Black Friday que acontece no próximo dia 27.

 

Entre os itens monitorados: carros, motos, celulares, tablets, notebooks, perfumes, materiais de construção, relógios, óculos, roupas, tênis, bolas de futebol, bicicletas, chinelos, ventiladores, liquidificadores, televisores, máquina de lavar roupas, panela de pressão, fritadeira air fryer, fogão, micro-ondas, ferro de passar, ar condicionado, frigobar, cafeteira, aspirador de por, dentre outros.

 

A gerência de Fiscalização do Órgão de Defesa do Consumidor explica que o principal objetivo do monitoramento é evitar a maquiagem dos preços anunciados. “Com essa ação antecipada temos condições de checar se os descontos oferecidos serão verdadeiros”, ressalta Magno Silva, gerente. 

 

Orientações

 

O Superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, informa o consumidor que no dia da Black Friday, 27 de novembro, os fiscais, de posse do monitoramento, voltarão aos estabelecimentos comerciais para comparar os preços praticados durante o levantamento com os anunciadas no dia do evento, além de observarem outras irregularidades.

 

“O consumidor que estiver planejando comprar algum produto na Black Frida, nós orientamos também a fazer seu próprio monitoramento de preços, lembrando que é muito importante o consumidor tirar fotos das placas de preços, bem como fazer print da tela em se tratando de sites na internet”.

 

Denúncias  

 

Os consumidores poderão denunciar falsos descontos, através do Disque Procon 151 ou no WhatsApp Denúncia 992166840 ou ainda junto aos núcleos.

 

Comentários (0)