Procon orienta consumidores para compras na Black Friday a fim de evitar fraudes

O Procon de Palmas orientou que os consumidores devem pesquisar preços antes de efetuarem as compras para saber se realmente os descontos estão aplicados nos produtos

Procon realizou pesquisa de preços dos produtos.
Descrição: Procon realizou pesquisa de preços dos produtos. Crédito: Luciana Pires

Com a aproximação de mais uma edição da Black Friday, que este ano está prevista para o dia 27 de novembro, os consumidores devem ficar atentos. O Procon Municipal de Palmas orientou para que as pessoas tenham atenção redobrada na hora de adquirir algum produto ou serviço, para saber se realmente os preços que estão aplicados são inferiores aos que eram apresentados anteriormente.

 

Conforme a superintende do órgão, Valéria Morais, a verificação antecipada dos preços do que se pretende comprar, evita que o consumidor caia em armadilhas com relação aos descontos que estão ofertados.

 

Os consumidores também devem ficar alerta nas ofertas que são oferecidas pela internet. É preciso ter cautela para não cair em golpes, pois existem sites falsos que vendem produtos inexistentes e que podem clonar dados do cartão de crédito. Para saber se o site é confiável, os consumidores devem se certificar se a página contém as seguintes informações no topo ou rodapé: CNPJ, razão social, endereço da sede da empresa, telefone, e-mail ou formulário para contato.

 

Outra dica a ser observada é sobre a política de troca e devolução. A ausência de alguma dessas informações caracteriza o descumprimento da lei e indica que o site não é confiável. Além disso, os produtos comercializados devem trazer informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e a segurança dos consumidores.

 

A superintendente reforça ainda que os consumidores devem ficar atentos na hora em que forem realizar o pagamento, pois pode ocorrer a diferenciação de preços em relação ao prazo e ao instrumento de pagamento utilizado. Essas informações devem ser claras e na vista dos consumidores, para que o comprador não se confunda, visto que a diferenciação de preço é regulamentada pela Lei Nº 13.455/2017.

Comentários (0)