Procon realiza pesquisa de preços para o Dia dos Pais e encontra variação de até 79%

A pesquisa foi realizada nesta segunda e terça-feira, 7 e 8, em seis estabelecimentos de Palmas

Crédito: Divulgação Procon Tocantins

Será celebrado no próximo domingo, 13, o Dia dos Pais. A busca dos filhos por presentes já começou e para o consumidor que optou em presentear seu pai, o Procon Tocantins realizou uma pesquisa de preço com diversos itens como forma de promover o consumo consciente nas compras deste período. A maior variação encontrada nos produtos está acima de 79%. 

 

A pesquisa foi realizada nesta segunda e terça-feira, 7 e 8, em seis estabelecimentos de Palmas. Ao todo 60 produtos foram pesquisados: cervejeira, adega de vinhos, cafeteira, notebook, aspirador de pó, cadeira para escritório, máquina de cortar cabelo, aparador de pelos, churrasqueira elétrica, dentre outros.

 

Para o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, a pesquisa demonstra a importância de o consumidor pesquisar previamente para encontrar o melhor preço e as melhores condições de compra. "O consumo consciente é importante para qualquer compra, seja em datas comemorativas ou na rotina diária. Sempre destacamos que o consumidor informado não é enganado, por isso, temos trabalhado em intensificar nossas ações de orientação a todos os públicos", ressalta o gestor. 

 

É importante lembrar que a pesquisa de preço serve para orientar os consumidores das variações encontradas. Confira a pesquisa completa:   https://central.to.gov.br/download/341611.

 

Pesquisa 

Os produtos que apresentaram maior variação de preços foram o barbeador elétrico com aquatouch seco e molhado, comercializado entre R$ 279,00 e R$ 499,90 e sapato social, vendido entre R$ 99,90 e R$ 179,00. A variação desses dois itens foi de 79,18%.

 

Em seguida foi a smart TV55, vendida entre R$ 2.699,00 e R$ 4.199,00. Variação de 55,58%.

 

O terceiro produto com maior variação de valores foi a cueca box com variação de 50,70% e preços entre R$ 19,90 e R$ 29,99.

 

Importante

Vale ressaltar que as variações constatadas referem-se aos dias em que foi realizada a pesquisa, e por essa razão é importante que o consumidor esteja atento às possíveis mudanças nos preços dos produtos listados, inclusive por ocasião de descontos e promoções.

 

O consumidor também deve ficar atento à política de troca da loja. Pelo Código de Defesa do Consumidor, a troca é obrigatória em caso de defeito do produto: 30 dias para os não duráveis e 90 dias para os duráveis.

 

Quanto às compras de aparelhos eletrônicos, o consumidor deve estar atento ao seguinte: testagem de funcionamento do aparelho ainda dentro do estabelecimento e verificação da existência de manual de instruções em nosso idioma e relação da rede autorizada de assistência técnica do produto.

 

Denuncie 

O Procon Tocantins ressalta que o consumidor deve realizar a denúncia sempre que encontrar algo errado, por meio do Disque 151 ou Whats Denúncia 99216-6840.  

 

O órgão de Defesa do Consumidor orienta o consumidor para que no momento da compra, preste atenção se os produtos estão com o preço exposto de maneira clara e visível, como valor do total à vista ou das parcelas. “No caso de compras pela Internet, o consumidor deve exigir o comprovante da data de entrega. Nesse caso, o prazo de desistência da compra é de 7 dias a partir do recebimento do produto. Não receba o produto sem antes fazer uma avaliação do que foi entregue,” ressalta o diretor de fiscalização, Magno Silva.

 

O diretor lembra ainda que a nota fiscal ou cupom fiscal, devem ser exigidos na hora da compra, pois são fundamentais para formalizar possíveis reclamações ou denúncias.

 

Procon Palmas dá dicas para compras online

O Dia dos Pais está se aproximando e o Procon Municipal de Palmas está atento aos anúncios e promoções ofertadas pelo comércio na data. Para quem optar pelas compras pela internet, o secretário-executivo da pasta, Cristian Sendic Sudbrack, aconselha alguns cuidados antes dos consumidores realizem a compra. “Verificar a credibilidade da empresa, é primordial, preços ofertados muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes e até mercadoria falsificada”, informou.

Outra orientação é pesquisar informações sobre a loja virtual e observar se a mesma informa CNPJ, endereço, telefone ou e-mail. Com esses dados em mãos o consumidor pode acessar o site do consumidor, e nele poderá encontrar todas as informações e histórico das empresas com relação às reclamações e se dá solução aos problemas dos clientes. Nele é possível também registrar reclamações das relações de consumo.

O secretário-executivo do Procon de Palmas aconselha, que caso o consumidor precise de orientação ou fazer uma denúncia, ele deve procurar uma das unidades do Procon Municipal de Palmas, localizadas em dois endereços. O Resolve Palmas da Avenida JK, Quadra 104 Sul, Conjunto 01, número 120, e na Unidade do Resolve Palmas em Taquaralto, localizado na Quadra 31, Rua 11, Lotes 1-18. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Para tirar dúvidas ou fazer denúncias o número é (63) 99282-9640.

 

Outras recomendações:
 

  1. Verifique a segurança do site: Certifique-se de que o site seja seguro, com um cadeado na barra de endereços e use "https://" antes do endereço;
  2. Use métodos de pagamento seguros: Prefira utilizar cartões de crédito ou plataformas de pagamento seguras, que oferecem proteção ao consumidor;
  3. Não clique em links suspeitos: Evite clicar em links de promoções recebidas por e-mail ou mensagens desconhecidas;
  4. Para pagamentos em PIX ou boleto bancário verifique se o beneficiário é a empresa da qual vc está adquirindo o produto, se não for desconfie, procure o PROCON ou a Delegacia do Consumidor;
  5. Proteja suas informações pessoais: Não compartilhe informações confidenciais, como senhas ou dados bancários, por e-mail ou mensagens;
  6. Verifique a política de devolução: Certifique-se de conhecer a política de devolução da loja caso haja algum problema com o produto;
  7. Confirme o site oficial: Verifique se você está no site oficial da loja e evite sites de terceiros desconhecidos; 
  8. Arrependimento: é direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) que as compras feitas pela internet o consumidor tem o chamado direito de arrependimento, com o produto podendo ser devolvido no prazo de sete dias contados a partir da data do recebimento, caso o consumidor constate algum problema ou não goste da mercadoria. O pagamento também pode ressarcido.

 

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