Procon/Palmas aponta concessionárias de água e energia como alvos de reclamação

As principais reclamações recebidas pelo órgão são referentes à prestação de serviços de concessionárias de água e de energia elétrica, empresas de telefonia, financeiras, bancos e comércio em geral

Crédito: Divulgação

O Procon Municipal de Palmas realizou neste ano de 2023 cerca de 1.787 atendimentos aos consumidores da Capital. As principais reclamações recebidas pelo órgão são referentes à prestação de serviços realizados pelas concessionárias de água e de energia elétrica, empresas de telefonia, financeiras, bancos e comércio em geral.

 

Entre as principais reclamações registradas estão:

  • Contratação indevida, ou seja, quando o consumidor não solicita o serviço e as operadoras incluem no pacote do plano;
  • Não atendimento à solicitação de cancelamento do plano;
  • Empréstimos bancários sem solicitação;
  • Descumprimento do tempo de espera para ser atendido nos bancos;
  • Impossibilidade de renegociar a dívida se o cliente não tiver cartão de crédito;
  • Produtos que apresentam defeito dentro do prazo de garantia e a empresa não realiza a troca do produto;
  • Demora demasiada na entrega de produtos que não estavam disponíveis na loja.

 

O superintendente do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, destacou que o órgão, além de tentar resolver problemas pertinentes ao consumo, também realiza ações de educação consumerista. “Ao longo do ano realizamos diversos serviços que vão desde audiências de conciliação a registro de reclamações. Quem procura pelo órgão tem ajuda para renegociar suas dúvidas e orientações sobre consumo. Tudo isso de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, que tem como premissa garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados ", informou.

 

Avanços

Ao longo do ano o órgão desenvolveu diversos projetos, um deles foi o workshop para aprimoramento dos servidores que atuam no Procon, com três painéis com especialistas nas seguintes áreas: desenvolvimento de equipes de alta performance e ambiente organizacional. Também foi realizada uma capacitação para melhorar o atendimento em casos de crimes cometidos nas relações de consumo.

 

Durante esse ano, o órgão participou dos encontros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, com representantes dos Procons de todo Brasil, para discutir o aprimoramento das políticas públicas de proteção ao consumidor. 

 

Houve também blitzes educativas nas regiões de maior comércio da Capital. Servidores do órgão fizeram a distribuição de folderes e orientaram comerciantes e consumidores sobre os direitos e deveres que devem ser respeitados conforme prescrito no Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

 

Foram realizadas também as já conhecidas pesquisas de preços promovidas pelo órgão para orientar e auxiliar os consumidores na busca pelo menor preço antes de irem às compras.

 

Ampliação

Ampliando o atendimento do órgão, neste ano o Procon passou a contar com uma nova unidade. O novo posto de atendimento está localizado no Resolve Palmas do Capim Dourado Shopping, o objetivo é orientar e solucionar com mais rapidez as demandas dos consumidores. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

 

Palmas para o Consumidor

Uma das inovações deste ano foi a estréia do programa na Rádio Sintonia Capital. O programa ‘Palmas para o consumidor’ vai ao ar todas às terça-feiras e traz informações sobre os direitos e deveres consumerista. O programa semanal leva ao conhecimento do público orientações nas relações de consumo.

 

Comentários (0)