Programa do Sebrae arrecada mais de R$ 14 mil para APAE de Divinópolis

 Iniciativa ocorreu na última quinta-feira, 22, durante encontro de liderança empreendedora

Crédito: Ascom Sebrae

O Sebrae Tocantins realizou na última quinta-feira, 22, em Divinópolis, o Encontro Liderança Empreendedora, reunindo prefeitos e gestores de 16 municípios. Com a Dinâmica Líder Empreendedor em Ação, os participantes do programa arrecadaram mais de R$ 14 mil em espécie (dentre gênero alimentícios, higiene e outros) para serem destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APE) do município.  

 

O Encontro “Liderança Empreendedora” é o terceiro de uma série de oito módulos previstos no Programa Líder, realizado pelo Sebrae Tocantins, que é um dos produtos que propõe a gestão compartilhada em torno das mudanças econômicas e sociais do Território Empreendedor Vale do Araguaia. 

 

Na oportunidade, o prefeito de Divinópolis, Flávio Rodrigues, apresentou o impacto positivo do projeto de credenciamento de microempreendedores individuais para as compras públicas, estimulando a circulação de recursos e a geração de emprego e renda.  

 

"Foi uma alegria enorme receber tantos líderes e parceiros aqui em Divinópolis do Tocantins hoje. Sobretudo pelo fato de que a presença de todos aqui gerou conhecimento compartilhado e, sobretudo, uma ação incrível de responsabilidade social que apoiou com a captação de doações em espécie, a APAE local que é uma instituição de elevada credibilidade e significativa função social. " pontuou o gestor.

 

O superintendente de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Duarte, integrou o Painel Gente Que Faz. Na ocasião, ele apresentou as estratégias focadas no desenvolvimento do Estado e enfatizou o incentivo à região do Vale do Araguaia. 

 

Ainda na apresentação, ele mostrou o programa Produtos da Terra, o qual leva aporte financeiro à agroindústria, além de capacitação em gestão e técnica para o produtor rural, bem como oportunidades de acesso ao crédito e estímulo para as compras públicas. “A proposta do Produtos da Terra é, sobretudo, valorizar a produção local, estimular a produção com a agroindústria, agregar valor aos produtos da terra e fortalecer o desenvolvimento local”, enfatizou o superintendente. 

 

Renata Moura, gerente do Sebrae, também esteve presente e destacou: “ O Território Vale do Araguaia tem o potencial incrível e evidencia isso, todos os meses, com a participação efetiva de lideranças, ávidas por conhecimento e por resultados, nas ações do Programa Líder”. 

 

Entenda a jornada

 

O programa Líder oferece uma metodologia inovadora, que oferece capacitação aos líderes regionais para interagirem e promoverem o fortalecimento de seu território a partir da identidade e interesses comuns. A metodologia está estruturada em oito encontros e quatro fóruns que irão valorizar o debate social.

 

Após a seleção de um território para receber essa estratégia de desenvolvimento, inicia-se a primeira etapa – Nosso Território. Respeitando a dinâmica já existente no local, é realizado um seminário com a participação do Sebrae, instituições parceiras convidadas e representantes locais. O objetivo é permitir que as instituições apresentem o seu histórico de atuação. Além disso, nessa etapa o Sebrae brinda o território escolhido com um observatório online de informações socioeconômicas daquele conjunto de municípios, o Observatório Data MPE Brasil.

 

A segunda etapa, chamada Conexões e Horizontes, é o momento para mobilizar lideranças voluntárias, visionar um futuro desejado e definir uma Agenda de Desenvolvimento Local, por meio da metodologia Líder, mas também ir além, com a definição de uma identidade local e a construção de um planejamento de comunicação e relacionamento do território.

 

Por último, na terceira etapa – Transformação, é hora de priorizar, conectar a estratégia com os parceiros e executar a Agenda de Desenvolvimento, por meio de ciclos anuais de planejamento e execução. Para isso, primeiramente, são definidos os projetos e ações prioritárias. Em seguida, é realizado um seminário com a presença do Sebrae e de parceiros, para que conheçam as ações priorizadas e identifiquem suas possibilidades de contribuição. 


 

Comentários (0)