No primeiro semestre de 2024, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em 46 municípios do Tocantins, recebeu 686 visitantes nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). As visitas fazem parte do programa Portas Abertas, que busca aproximar as pessoas dos serviços realizados pela concessionária.
As visitas são monitoradas por profissionais técnicos da concessionária, com duração aproximada de uma hora e meia. Durante a programação, os participantes assistem a uma palestra e acompanham de perto todas as etapas do processo de tratamento de água e/ou esgoto.
Para a gerente de responsabilidade socioambiental, Karinne Matos, o programa é essencial para a construção da cultura do saneamento nos municípios. “O programa contribui com a formação e a conscientização sobre a importância do saneamento básico. As estações de tratamento da BRK estão de portas abertas para que todos conheçam de perto a atuação da concessionária e seus benefícios, formando uma geração com consciência ambiental”.
A educadora ambiental, Lenice Vilela, destacou que o programa Portas Abertas tem atraído as instituições de ensino, comunidades e o público em geral, proporcionando uma experiência enriquecedora. “Em 2023, o programa beneficiou mais de 1.300 pessoas. Nossa expectativa é superar esse número”.
Durante a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA), participantes têm a oportunidade de conhecer as etapas de produção da água tratada, desde a captação do recurso em seu estado bruto, passando pelo tratamento, reservação e distribuição, até a chegada aos imóveis do Estado. Já na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) o processo responsável por fazer a devolução do efluente tratado aos rios e córregos, preservando o meio ambiente.
Instituições de ensino, organizações comunitárias, órgãos públicos e demais interessados podem solicitar à BRK o agendamento da visita às estações pelo e-mail: portasabertasto@brkambiental.com.br.
Comentários (0)