Com ações educativas e lúdicas, a BRK alcançou mais de 3,5 mil pessoas durante o Mês da Árvore. A programação, realizada ao longo de setembro, incluiu apresentações teatrais, palestras, aulas de campo, jogos educativos (como o tapetão), mutirão de limpeza e visitas técnicas ao laboratório da concessionária e às Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA/ETE).
As atividades socioambientais foram planejadas para atender públicos de todas as idades. Estudantes da rede pública de ensino de Palmas participaram das apresentações teatrais, que abordaram, de forma divertida e comovente, os impactos do desperdício de água. Já nas palestras, os participantes tiveram a oportunidade de compreender a importância das árvores para a preservação dos mananciais e do meio ambiente como um todo. Além disso, a concessionária também esteve presente no mutirão de limpeza realizado em Araguaína, que retirou mais de duas toneladas de resíduos das margens do Rio Lontra.
A gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, destacou o compromisso da concessionária com a acessibilidade e a disseminação do conhecimento.
“A companhia está empenhada em promover a conscientização ambiental e a inclusão. Um exemplo foi a participação de um intérprete de Libras nas apresentações teatrais. Entendemos que a comunicação se torna mais efetiva quando todos são incluídos, permitindo que mais pessoas multipliquem o conhecimento sobre a importância do saneamento e da educação ambiental na preservação do meio ambiente”, afirmou.
A programação contou, ainda, com a visita de residentes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) ao Laboratório de Controle de Águas da BRK. A doutora em Política Social Ingrid Karla da Nóbrega, que acompanhou o grupo, ressaltou a relevância da experiência para a formação profissional.
“A visita à BRK foi fundamental, desde o conhecimento sobre o funcionamento da ETA até a compreensão dos trâmites do processo e da utilização dos equipamentos. Essas informações são muito importantes porque os residentes trabalham diretamente com a população. Isso é fundamental, pois, assim eles podem ser disseminadores dessas informações, que são absorvidas e compartilhadas por vocês”, destacou.
As ações foram realizadas nas cidades de Araguaína, Palmas, Dianópolis, Peixe, Gurupi e Paraíso, com o objetivo de reforçar a importância da preservação ambiental, especialmente das árvores, que desempenham papel essencial na manutenção dos ecossistemas, na produção de oxigênio, na mitigação do aquecimento global e na valorização da história e da cultura brasileiras.
Comentários (0)