Projeto da UFT 'Canteiro Modelo' quer revitalizar Centro Histórico de Porto Nacional

inscrições estarão abertas de 17 a 28 de fevereiro de 2025, com a oferta de assistência técnica para reformas e um concurso de jardinagem voltado para valorizar o patrimônio dessas cidades

Crédito: Márcio Di Pietro/Governo do Tocantins/Arquivo

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), lança o Projeto Canteiro Modelo, uma oportunidade única para os moradores do Centro Histórico de Porto Nacional e Natividade revitalizarem seus imóveis e espaços verdes. As inscrições estarão abertas de 17 a 28 de fevereiro de 2025, com a oferta de assistência técnica para reformas e um concurso de jardinagem voltado para valorizar o patrimônio dessas cidades.

 

O principal destaque do projeto é o edital de assistência técnica, que permitirá aos moradores do Centro Histórico de Porto Nacional e Natividade inscreverem-se para receber, gratuitamente, um projeto de reforma para suas edificações. Serão selecionadas 10 residências em cada cidade. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Diretoria de Cultura de Porto Nacional ou no IPHAN de Natividade, conforme os requisitos descritos no edital.

 

Além disso, o concurso Jardim Encantado visa incentivar o paisagismo local e será realizado em duas etapas. A primeira consiste em um curso de jardinagem, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que ocorrerá em março, com 20 vagas disponíveis. A segunda etapa será uma exposição fotográfica, em junho, apresentando os jardins criados pelos participantes. As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas em março.

 

O Projeto Canteiro Modelo tem como objetivo fortalecer a identidade histórica e cultural dessas cidades, promovendo a preservação do patrimônio e incentivando a comunidade a cuidar dos espaços urbanos e naturais. Além disso, a iniciativa proporciona um aprendizado prático significativo para os estudantes da UFT, que terão a chance de vivenciar os desafios reais do trabalho em campo.

 

Bruno Carrilho, coordenador do projeto, destaca a importância da interação entre a universidade e a comunidade: “É uma experiência única e muito gratificante, pois esse projeto viabiliza uma troca de saberes entre a universidade e a comunidade. Para a universidade, abrimos novos campos de pesquisa, que resultam em produção científica. Para os estudantes, oportunizamos a vivência prática daquilo que é aprendido em sala de aula, compreendendo que, na prática, os desafios são mais complexos e multidisciplinares. Para a comunidade, a expertise da universidade traz soluções reais, fomenta parcerias entre órgãos e instituições e resulta em ganhos concretos para a população. Além disso, o registro dos saberes tradicionais e a preservação do patrimônio material e imaterial são de valor inestimável para nossa nação.”

 

Com a implementação do Projeto Canteiro Modelo, Porto Nacional e Natividade terão seus espaços transformados, e o vínculo entre história, cultura e comunidade será ainda mais fortalecido, criando um impacto duradouro nas duas cidades.

 

Comentários (0)