Projeto de prevenção às drogas do Recriar Vidas é lançado em Palmeiras

O evento de abertura contou com a presença do prefeito Júnior Noleto e teve momentos de muita emoção, com canto, palestras e depoimentos.

Crédito: Divulgação

Em um evento que marcou a cidade de Palmeiras, situada na região do Bico do Papagaio, a cerca de 500 km de Palmas, foi lançado na noite de terça feira, 16, o projeto Recriar Vidas, atendendo 130 profissionais de diversas áreas, entre elas a educação, assistência social, saúde e conselho tutelar. A solenidade contou com a presença do prefeito Júnior Noleto, secretários municipais, vereadores e teve palestra do consultor Geferson Barros e do proprietário da empresa, Ricardo Ribeirinha.

 

Na oportunidade, Ribeirinha ministrou palestra sobre a obra “Viver de Cara Limpa, Uma Escolha”, que narra sua trajetória de vida da infância até a recuperação na Fazenda da Esperança. A palestra gerou comoção nos participantes, que espontaneamente cantaram, comentaram a palestra, se emocionaram e compartilharam diversos depoimentos.


Para o prefeito Júnior Noleto, este é um projeto que demonstra a valorização da educação e da rede de pessoas que cuidam de outras pessoas na cidade e na região. “Eu insisti em trazer esse projeto para Palmeiras, desde quando me reuni com o Ricardo em Palmas, por compreender a importância de cuidar da nossa equipe. Faço coro com outros gestores que já fizeram o projeto e eu dialoguei com eles, entendo que obras são importantes, mas paralelo a isso precisamos observar o que está acontecendo com nossas crianças e jovens. E o que acontece é triste. São casos de violência, abusos, consumo excessivo de álcool, entre outros. Feliz por ter o projeto aqui, sei que vamos evoluir e melhorar e acima de tudo dar exemplo pra nossa região do Bico”, afirmou o gestor.

 

Repercussão


Em postagens nas redes sociais após o evento, muitos participantes expressaram seus depoimentos. Kelly Mendes, em mensagem enviada, manifestou o desejo de que “Deus continue te abençoando, te levando e usando pelo espírito santo, sei que tem muito a fazer, ou melhor muitas vidas a serem encontradas. Que (sic) deixar minha admiração e respeito, meu desejo é que tenha milhões de pessoas como aqueles profissionais que foram usados por Deus para trazer você exemplo de vida e de superação. Tem muitas a sua espera. Estou me sentindo honrada e imensamente feliz em ter o privilégio de te conhecer”.

 

Programação do Projeto


A partir desta quarta feira, 17, até a próxima sexta-feira, 19, serão realizadas as atividades de instrumentalização pedagógica e psicológica. Hoje, as oficinas ficarão por conta da psicóloga Michele Zukowski, que fará a instrumentalização psicológica com o tema “Fatores Biopsicossociais e as Drogas”. Na atividade, serão apresentadas informações sobre as matrizes psicossociais e os aspectos de vulnerabilidade social como fatores principais de risco do consumo de substâncias psicoativas, sejam lícitas ou ilícitas. A atividade com a psicóloga continua até o dia 18, quinta-feira. Também no dia 18,  na parte da tarde, será iniciada a instrumentalização pedagógica, para formar os profissionais sobre “As competências socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular”.

 

Ainda no início de dezembro deverá ser realizada uma nova oficina de geração de projetos permanentes. Esta última ação, deverá contar com a presença do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, e diversas outras autoridades. Neste evento, será realizada a entrega dos certificados aos participantes.

Comentários (0)