A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional conquistou reconhecimento estadual com o projeto “Saúde Maps – A Saúde de Porto Nacional na Palma da Mão”, selecionado entre os 18 premiados na 5ª Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS.
A iniciativa agora representará o Tocantins no Congresso Nacional do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que será realizado em junho, em Minas Gerais. No evento, o projeto concorrerá com outras experiências de todo o país por uma premiação nacional.
Ferramenta que transforma
A ferramenta otimiza processos, reduz burocracia e melhora o atendimento, garantindo mais agilidade, transparência e eficiência na gestão municipal. Desenvolvido pela enfermeira Débora Gomes, coordenadora da Atenção Primária, em parceria com uma equipe multidisciplinar, o Saúde Maps é uma plataforma digital que reúne relatórios automatizados com indicadores de desempenho da APS; mapa georreferenciado dos serviços de saúde, com rotas via GPS; manual prático para preenchimento do Prontuário Eletrônico (PEC); e guia de orientação para relatórios da Atenção Primária.
Reconhecimento e gratidão
"O projeto nasceu da necessidade real, da escuta das equipes e do desejo de melhorar o cuidado às pessoas. Com o coração cheio de gratidão, consagro essa vitória a Deus, que nos deu força e sabedoria para seguir", destacou Débora Gomes, autora do projeto.
Já a secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, enfatizou o trabalho coletivo: "Essa conquista é de toda a equipe da Atenção Primária, que se dedicou com amor. Que inspire outros municípios a inovar no SUS com simplicidade e coração”, pontuou.
O projeto contou com a colaboração essencial dos coautores: Nerice Luiza, Clarelis Arantes, Joice Santos, Karla Vinhadelli, Naiane Costa, Sarah Costa, Danielly Santos e Rithielly Souza.
Comentários (0)