Projeto “Dois idiotas viajando o Brasil” chega a Gurupi nesta segunda-feira

Espetáculo DOIS IDIOTAS SENTADOS CADA QUAL NO SEU BARRIL está em turnê pelas cidades do Tocantins, do Maranhão e do Goiás e é apoiado pelo Ministério da Cultura...

Espetáculo Dois Idiotas Cada um no seu Barril
Descrição: Espetáculo Dois Idiotas Cada um no seu Barril Crédito: Manoel Lima/ Ascom

O Instituto Social do Tocantins apresenta o espetáculo DOIS IDIOTAS SENTADOS CADA QUAL NO SEU BARRIL, com os atores Juliano Gomes e Nival Correia. Desta vez em turnê em cidades do Tocantins, do Maranhão e do Goiás. A Turnê é apoiada pelo Ministério da Cultura e faz parte do cronograma de execução do projeto DOIS IDIOTAS VIAJANDO O BRASIL, contemplado pelo PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ/2012, na categoria Circulação de Espetáculos.

E nesse período de 09 e 10 de Setembro de 2013 o espetáculo estará em Gurupi, para encantar mais uma vez a comunidade gurupiense com a Arte Circense. O espetáculo será encenado no dia 09, segunda-feira, às 19h30, no Auditório do SESC para os estudantes do Colégio Objetivo.  E no dia 10, terça, às 8h30 no Centro Educacional “O Castelinho”, e no mesmo dia às 15h30 para a comunidade gurupiense em geral, com entrada no valor de  R$ 5,00. A produção do espetáculo fica por conta do Grupo GUETU (Grupo de Teatro da Unirg).

O Instituto Social e Cultural do Tocantins, responsável pelo projeto, informa que ao final de cada apresentação haverá bate papos com o público e, em cada cidade, também acontecerão oficinas de teatro gratuitas para artistas, técnicos, atores e não atores – uma rica experiência provocativa sobre o homem, o meio e a maneira como vive, o pensar e o fazer teatro no Brasil.

Sinopse da peça

O espetáculo é marcado pela preocupação com a estética em sintonia com a pesquisa e o aprimoramento dos elementos que compões a arte teatral. A peça se apoia no conflito gerado pelas diferenças, pela inveja, pelo preconceito e pela intolerância entre os personagens “Teimosinho e Mandão”.  A encenação é leve, divertida e engraçada que nos leva a refletir sobre as relações humanas. Os personagens Teimosinho e Mandão passam a vida medindo forças, gerando um jogo carregado de conflitos onde o poder é o prêmio e, também, motivo de insanidade, favorecendo a pré-disposição humana ao egoísmo e ao desrespeito mutuo.

A intolerância é a tônica do espetáculo revelando a imbecilidade humana onde os dois personagens, cada um em cima do seu barril de pólvora, discutem o tempo todo sobre quem vai atirar primeiro o fogo no barril. O duelo é feito com muita graça e leveza onde Teimosinho e Mandão  chegam a remeter o expectador a lembranças de personagens consagrados na memória do público como o Gordo e o Magro, os Irmãos Marx e a famosa rivalidade supostamente existente entre Buster Keaton e Charlie Chaplin.
   

A obra de Ruth Rocha
 
Ruth Rocha é uma das mais importantes escritoras brasileiras e a peça Dois idiotas sentados cada qual no seu barril remete o expectador a uma reflexão sobre a intolerância, tema que é explorado com leveza e graça através da adaptação, codireção e atuação clawnesca dos atores Juliano Gomes e Nival Correia que já encenaram textos de Federico Garcia Lorca, João Bithecourt, Pedro Tierra, Groucho Marx, Bertolt Brecht, Luiz Alberto de Abreu, Ziraldo, Pierre de Marivaux, dentre outros.
 
A montagem é dirigida a toda e qualquer pessoa que se dispor a prestigiar o resultado de um trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido há anos pelos atores Juliano Gomes e Nival Correia. A cenografia é simples e utilitária com todos os objetos de cena confeccionados com material reciclável pela artista plástica Sandra Oliveira. A iluminação é assinada por Lúcio Miranda e a operação de som é feita por Kim Pinheiro.

 

Comentários (0)