Projeto estimula leitura entre presos: a cada livro lido, pena diminui em 4 dias

Os livros doados ao projeto não podem fazer apologia ao crime, ao uso de violência, nem ao consumo de drogas e outras substâncias químicas.

Crédito: Divulgação

Para participar do projeto “Remição pela Leitura”, o detento é avaliado por uma equipe de pedagogas e psicólogas, que analisa aspectos da personalidade, periculosidade, escolaridade e situação familiar. A cada livro lido, os selecionados têm suas penas reduzidas em quatro dias.

 

O prazo para ler o livro escolhido é de 30 dias. Depois, o reeducando precisa fazer uma resenha escrita e uma apresentação oral sobre o conteúdo da obra. “Examina-se o domínio do tema, a sequência lógica da apresentação e o uso adequado do tempo para narrativa”, destaca a coordenadora de projetos da UTPBG, Suellem Cândido. 

 

Os livros doados ao projeto não podem fazer apologia ao crime, ao uso de violência, nem ao consumo de drogas e outras substâncias químicas. Serão encaminhados à Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e à Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína.

 

Toda obra é analisada por uma comissão especial antes de fazer parte dos acervos das bibliotecas nas duas unidades prisionais. “Aceitamos obras individuais, coleções, livros de autoajuda e até religiosos. Mas, para a remição da pena, são consideradas apenas as obras literárias”, explica Suellem.

 

A coordenadora de projetos da CPP Palmas, Dulcilene Soares, lembra que a leitura desenvolve o senso crítico e permite novas maneiras de aprender a interpretar os fatos do cotidiano. “O hábito da leitura auxilia no aprimoramento intelectual, cultural, moral e profissional. É uma forma de educar e levar conhecimento e experiência para a reconstrução da identidade do indivíduo, além de possibilitar a inclusão social dos reeducandos”, destaca.

 

O projeto “Remição pela Leitura” é realizado pela Vara de Execuções Penais do Estado do Tocantins em parceria com a Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão das duas unidades prisionais. Colaboram com o trabalho a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Faculdade de Palmas (Fapal) e Escola de Gestão Penitenciária (Esgepen), ligada a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), além do Conselho da Comunidade de Execuções Penais.

 

Presidente do Conselho e coordenadora do curso de Direito da Fapal, a advogada Maria de Fátima Xavier Ribeiro conta que os títulos mais procurados nas unidades são os de autoajuda. “Augusto Cury é o campeão de leituras, ao lado de Machado de Assis e outros grandes nomes da Literatura Brasileira, como Graciliano Ramos e José de Alencar”, revela.

 

Doações

 

As doações de livros para o projeto “Remição pela Leitura” podem ser feitas de segunda a sexta-feira, nos seguintes endereços e horários:

 

• Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG)

Endereço: Rodovia TO, número 222, km 07 –  Barra da Grota (TO)

Horário: 8h às 18h

 

• Fórum de Palmas – Conselho da Comunidade de Execuções Penais

Endereço: Avenida Teotônio Segurado, s/n, Palácio Marquês de São João da Palma

Horário: 8h às 12h

 

• Faculdade de Palmas (Fapal) – Coordenação de Cursos

Endereço: Av. 402 Sul, conjunto 2, lotes 7 e 8 – Centro de Palmas

Horário: 8h às 22h

 

• Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju)

Endereço: Esplanada das Secretarias, Praça dos Girassóis - Centro de Palmas

Horário: 8h às 18h

Comentários (0)