Projeto Fonte de Futuro da BRK leva água potável para escolas de Porto Nacional 

Entrega do sistema contou com a presença do CEO da concessionária, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil e autoridades municipais

Crédito: Divulgação BRK

“Antes, a água era muito ruim e causava diversos problemas de saúde. Essa iniciativa será fundamental para melhorar a qualidade de vida da comunidade e dos alunos,” assim comemorou Érica Cristina Moreira, moradora da zona rural e mãe de aluna beneficiada pelo projeto Fonte de Futuro da BRK. A iniciativa visa levar água tratada e educação ambiental a escolas públicas localizadas em áreas rurais, indígenas e quilombolas fora da área de concessão da companhia de saneamento. 

 

 

O evento de entrega do sistema portátil de desinfecção de água ocorreu na última quarta-feira, 21, na Escola Municipal de Tempo Integral Eulina Braga, localizada no assentamento Capivara, em Porto Nacional, e contou com a presença do CEO da BRK, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, da presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, além de representantes de empresas parceiras e autoridades municipais. O sistema instalado na unidade beneficiará direta e indiretamente mais de 1.140 pessoas. 

 

 

O diretor da unidade, Aldemir Severino Batista, destacou os impactos positivos da iniciativa: “O projeto vai proporcionar mais saúde e qualidade de vida, além de contribuir para a redução da evasão escolar e de doenças relacionadas à água contaminada. O sentimento é de gratidão.” 

 

 

Além da instituição de ensino, outras três escolas da zona rural de Porto Nacional também receberão os sistemas portáteis de desinfecção: Escola Municipal Faustino Dias, ETI Ercina Monteiro Pereira e Centro de Educação Municipal do Campo Chico Mendes. Ao todo, mais de 800 alunos e profissionais da educação serão beneficiados com água tratada nessas três escolas. 

 

 

Para a secretária municipal de Educação, Joana dos Reis Neres, a parceria com a BRK tem sido essencial para o desenvolvimento da região. “A escola, a comunidade, a sociedade só ganham como água de qualidade. A parceria com a BRK vem somar nesse processo de ensino, aprendizagem da valorização da água com qualidade”, ressalta. 

 

 

No Brasil, cerca de 38 mil escolas não possuem acesso a uma fonte segura de abastecimento de água. As consequências para o futuro dos estudantes são significativas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada de 2019 (IBGE, 2020), crianças e jovens que moram em áreas sem acesso à rede de distribuição de água têm, em média, um atraso escolar 3,1% maior em comparação com quem conta com esse serviço. 

 

 

Durante a entrega do projeto, a presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, reforçou a importância da iniciativa: “A partir do momento em que a criança tem acesso à água de qualidade, ela deixa de sofrer com doenças de veiculação hídrica, como esquistossomose e leptospirose. Isso melhora sua concentração, seu desempenho escolar e, consequentemente, um desenvolvimento melhor”, explica.   

 

 

Desde seu lançamento em 2024, o Fonte de Futuro já alcançou 16 escolas no estado e continua se expandindo. A iniciativa é promovida pelo Instituto BRK, com apoio das empresas Zurich, Tigre, Group Link One e Mérieux NutriSciences. 

 

 

O representante da Group Link One, Matheus Alencar, celebrou a participação. “É um prazer fazer parte do Fonte de Futuro, junto à BRK. Ficamos felizes em contribuir com nossa tecnologia para levar água potável a populações que nunca tiveram acesso a esse direito básico”, declara.

 

 

Para a diretora da BRK, Sandra Leal, o projeto reforça o compromisso da empresa com a transformação social: “Estamos indo além da nossa área de atuação para promover saúde, dignidade e desenvolvimento”, concluiu. 

 

Comentários (0)