Com objetivo de pluralizar o acesso ao cinema, o projeto “Cine Quebrada” exibirá filmes de forma gratuita, a partir das 18h neste sábado, 23, na Baixada do Aureny III, em Palmas. Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, no edital Audiovisual Tocantins 2023, a ação teve início este mês, com uma exibição realizada na quadra 1304 sul.
Proposto pela ONG Unidos por Um Mundo Melhor (UPMM), que desenvolve ações e projetos voltados à comunidade, o projeto busca tornar acessível o cinema para comunidades descentralizadas de Palmas, para promover a conscientização cidadã sobre direitos humanos a partir de filmes que refletem sobre as questões sociais, culturais e humanas, além do entretenimento gratuito e de qualidade.
Para a presidente da UPMM, Júlia Albuquerque “a ideia do Cine Quebrada é usar o material do audiovisual para abordar questões sobre o direito da criança e do adolescente, o direito da juventude, direito da mulher, de uma linguagem através da comunidade, da quebrada pela quebrada, e aproximar a nossa comunidade ao direito do acesso ao lazer. Queremos trazer outras realidades e perspectivas de opções de lazer pra dentro da comunidade. A gente acredita que projetos como este são de extrema importância para a formação pessoal de cada criança, de cada jovem e da gente”, explica.
A programação é voltada para todas as idades, com filmes infantis, juvenis e adultos, nos gêneros do drama e da comédia. Filmes como “Hair Love” e “Dúdú e o Lápis Cor da Pele” compõe a noite com reflexões acerca dos direitos humanos. A ação ainda contará com uma roda de conversa com especialistas e voluntários da ONG para explorar mais as nuances dos temas.
Sobre a proponente
A Associação de Estudos, Ação Social e Cultura Unidos Por Um Mundo Melhor (UPMM) é um projeto sociocultural que atende, de forma voluntária e por meio de parcerias, a cerca de 1400 crianças e 600 famílias de sete comunidades palmenses, fornecendo roupas, calçados, alimentos e atuando, por meio de ações, para que mais pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho.
Ficha técnica
Direção-geral: Júlia Albuquerque/ ONG Unidos por Um Mundo Melhor
Produção Executiva e Prestação de Contas: Luana Porto e Companhia A Barraca
Coordenação publicitária: Elton Abreu
Assistentes de produção: Jady Aline e Débora de Sousa
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu
Comentários (0)