Projeto Praia Limpa leva conscientização sobre destinação de resíduos

A iniciativa tem por objetivo incentivar a população sobre a correta destinação de resíduos sólidos e sensibilizar os comerciantes a fazer a reutilização do óleo de cozinha, para evitar a contaminação

Projeto é realizado neste mês de julho
Descrição: Projeto é realizado neste mês de julho Crédito: Ascom/Ceste

A fim de conscientizar banhistas e barraqueiros das praias do Tocantins e do Maranhão sobre a importância da preservação do meio ambiente, o Ceste lançou uma campanha de educação ambiental que promoverá atividades práticas durante todo o mês de julho. Batizado de projeto Praia Limpa, a iniciativa tem por objetivo incentivar a população sobre a correta destinação de resíduos sólidos e sensibilizar os comerciantes a fazer a reutilização do óleo de cozinha, de modo a evitar a contaminação da água e do solo.

 

A praia Paraíso Tropical, em Darcinópolis, foi a primeira a receber o projeto Praia Lima. No último sábado, dia 4, barraqueiros e comerciantes receberam orientação e material informativo sobre como fazer a destinação correta do lixo, os materiais que devem ser reciclados e a importância de armazenar o óleo de cozinha usado.

 

Desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais, associações de barraqueiros e a DHES Consultoria, empresa contratada para executar ações de educação ambiental, o projeto Praia Limpa consiste na distribuição de material informativo, adesivos e outros objetos de cunho ambiental, como os cinzeiros ecológicos, que recolhem as cinzas e as “bitucas”. Também serão realizadas atividades para as crianças, como gincanas de coleta de material reciclável, jogos de perguntas e respostas, oficinas de desenho e até um circuito ambiental, com direito a prêmios para os vencedores. Os barraqueiros que armazenarem a maior quantidade de óleo de cozinha usado também serão premiados.

 

O projeto Praia Limpa será realizada nos fins de semana e, além de Darcinópolis, vai abranger praias de outras seis cidades – Estreito, no Maranhão, e Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia e Palmeirante, no estado do Tocantins.

Comentários (0)