O projeto de financiamento no valor de R$ 300 milhões para viabilizar a construção de 14 praças públicas, dois prédios públicos e a pavimentação de 1,4 milhão de metros quadrados ruas encontra-se em tramitação na Câmara Municipal de Palmas. O projeto integra as ações do programa Avança Palmas e foi encaminhado ao legislativo palmense pela Prefeitura de Palmas. Desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seiop), o projeto visa melhorar a infraestrutura da Capital e beneficiar todas as regiões da cidade, com na melhoria da mobilidade urbana, acessibilidade e qualidade de vida dos palmenses.
De acordo com o secretário da Seiop, Paulo Cezar Monteiro, com a aprovação do financiamento, a Prefeitura estima alavancar o desenvolvimento urbano e acabar com demandas históricas de infraestrutura da comunidade. "O programa ‘Avança Palmas’ representa um marco no planejamento urbano do município", afirma Monteiro.
“Com esse pacote de obras estruturantes, estamos atendendo demandas históricas da população — obras necessárias por anos e que agora sairão do papel. A proposta não é apenas pavimentar ruas, construir pontes ou executar drenagens. É transformar a mobilidade, garantir acesso e preparar a cidade para o futuro. Estamos falando de intervenções em áreas estratégicas, como o prolongamento da Avenida Teotônio Segurado, com a construção de três novas pontes, e a requalificação de vias fundamentais para a integração entre bairros”, destacou o secretário.
Monteiro também adianta que a proposta do Avança Palmas é levar infraestrutura completa a regiões como Irmã Dulce, Lago Norte, Universitário e tantos outros setores que aguardam pelo olhar do poder público há muito tempo. “É mais do que um programa de obras. É a resposta que a população esperava e que agora começa a ser construída com seriedade e compromisso”, declarou.
Entre as principais intervenções listadas estão a duplicação e infraestrutura da Avenida Teotônio Segurado, no trecho entre a Avenida NS-15 e o acesso à estrada da Agrotins, incluindo a construção de três pontes: sobre o ribeirão Taquaruçu, o córrego Santa Bárbara e o córrego Taquari. Também está inclusa a implantação de drenagem, pavimentação e sinalização em diversos setores, como Lago Norte, Irmã Dulce, Universitário, União Sul, Jardim Aeroporto e Loteamento Bela Vista.
Mais obras
Além destas, estão previstas obras em importantes corredores urbanos como as avenidas LO-03, LO-23, LO-33, NS-10, NS-02, NS-05 e NS-15, contemplando drenagem pluvial, terraplanagem, sinalização, ciclovias e calçadas com acessibilidade, bem como a construção de três novas pontes de concreto armado, sendo duas no setor Morada do Sol e uma no prolongamento da Avenida Teotônio Segurado.
Por último, de acordo com a gestão municipal, também está prevista a execução de projetos de macrodrenagem em áreas estratégicas, como nas avenidas NS-02 e LO-33, e a implantação de ciclovias conectando diversas regiões da capital. Além da requalificação da ligação entre a Avenida NS-15 e os bairros da região norte, como Sonho Meu e os setores de condomínios e mineradoras, com a implantação de bueiro celular sobre o córrego Água Fria. O programa ‘Avança Palmas’ será executado em etapas, com cronograma de obras que deverá ser detalhado após a liberação dos recursos.
Comentários (0)