Projeto registra em rede social primeiras horas de vida de bebês em maternidade do TO

As imagens são registradas dentro do centro cirúrgico ou produzidas quando a criança já se encontra no quarto. Geralmente, são disponibilizadas uma média de três fotos para cada mãe

Recém-nascidos são fotografados no hospital
Descrição: Recém-nascidos são fotografados no hospital Crédito: Foto: Divulgação

Uma ação que vem sendo desenvolvida pela equipe do Projeto Eternizar, que atua no Hospital e Maternidade Tia Dedé, em Porto Nacional, está registrando as primeiras horas de vida dos bebês recém-nascidos na maternidade. “É a forma que encontramos para mostrar aos nossos pacientes o quanto foi importante tê-los aqui confiando e acreditando no nosso trabalho”, declarou a diretora da unidade, Edith Aires.

 

O projeto é desenvolvido com a ajuda voluntária de uma fotógrafa profissional, que dedica parte do seu tempo para o trabalho de fotografar os bebês. “Para participar desse trabalho, as mães devem assinar um termo, que será arquivado junto ao seu prontuário, autorizando o registro das imagens e o uso delas na fanpage do Projeto Eternizar no Facebook. É por meio dessa rede social e do WhatsApp que disponibilizamos as fotos aos pais. Tudo é feito de forma voluntária pela equipe”, explicou Edith Aires.

 

Além de disponibilizar as imagens no Facebook e por celular, uma foto da criança é entregue impressa aos pais, junto com o cartão de vacina. “Quando a mãe vai deixar o hospital, ela sai com uma lembrança que marcará para sempre a vida dela. Os registros dessas crianças também são expostos aqui na Maternidade Tia Dedé. Ampliamos algumas fotos e fazemos quadros que são expostos nos corredores do hospital”, contou Edith Aires.

 

De acordo com a direção do hospital, o Projeto Eternizar foi idealizado pela equipe de fisioterapia do Tia Dedé, por meio da servidora Fernanda Póvoa. As imagens são registradas dentro do centro cirúrgico ou produzidas quando a criança já se encontra no quarto. Geralmente, são disponibilizadas uma média de três fotos para cada mãe. A fanpage do projeto está disponível no endereço www.facebook.com/projetoeternizar.

 

Registros

Uma das pacientes beneficiadas com o projeto social foi a dona de casa Elizete Alves de Souza Reis, moradora do município de Porto Nacional e mãe do pequeno João Marcos Reis, que nasceu há 15 dias na Maternidade Tia Dedé. “Não sabia da existência do projeto. Quando cheguei ao hospital para ter o meu filho, uma equipe me procurou e explicou como funcionava. Com a minha autorização, eles fizeram o registro do nascimento do meu filho. Eu simplesmente fiquei encantada, amei esse trabalho, essa atitude humana que eles tiveram”, afirmou.

 

A fotógrafa voluntária do projeto, Marilinda Pires Favaro, fala sobre a satisfação de poder ajudar, principalmente, as famílias mais carentes que não teriam condições de arcar com os custos da produção fotográfica. “As mães ficam eufóricas quando me veem nos corredores do hospital e eu me sinto muito gratificada por isso. Como tenho um estúdio fora daqui eu tento ao máximo conciliar minha agenda para dar conta de atender a demanda que temos”, contou.

 

(Com informações da Ascom/Governo do Tocantins)

Comentários (0)