Mais de 650 crianças participaram, nesta semana, das atividades do projeto Cantigas de Roda e Brincadeiras nas cidades de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. A iniciativa é realizada pelo CA Soluções Pedagógicas e integra as ações contempladas pelo edital do Programa Rouanet Norte, do Governo Federal, com recursos da Lei Rouanet.
Voltado à promoção da cultura popular e da ludicidade no ambiente escolar, o projeto promove oficinas interativas, apresentações musicais e a distribuição gratuita de cartilhas educativas que reúnem brincadeiras e cantigas tradicionais coletadas por meio de pesquisa de campo.
Na terça-feira, 8, as ações ocorreram na Escola União e Progresso, em Porto Nacional. A secretária municipal de Educação, Joana Gomes, destacou a importância da iniciativa para reconectar os alunos com práticas culturais que vão além das telas e estimulam a criatividade e o convívio social.
Já nesta sexta-feira, 11, cerca de 500 crianças da Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, em Paraíso do Tocantins, participaram das atividades, ao lado de alunos da Universidade da Maturidade (UMA). A programação contou com a presença de músicos, palhaços e pesquisadores, proporcionando uma experiência lúdica e educativa.
A coordenadora do projeto, Alsirene Feitosa, avaliou positivamente o envolvimento das gestões escolares. “O papel da gestão municipal é fundamental para o sucesso do projeto. Saímos desses dois municípios gratos pelo engajamento das gestões”, afirmou.
Para sustentar a abordagem pedagógica, foi realizada uma pesquisa nas seis cidades atendidas pelo projeto, durante os meses de janeiro e fevereiro. Os dados coletados deram origem a uma cartilha que reúne as cantigas e brincadeiras mais citadas, com o objetivo de manter viva a memória cultural do Tocantins. Em Porto Nacional, 300 exemplares foram distribuídos aos alunos.
O projeto segue em execução e passará ainda por outras quatro cidades: Palmas (25/04), Miracema do Tocantins (26/04) e Lajeado (30/04).
Ao todo, Cantigas de Roda e Brincadeiras é uma das 125 iniciativas selecionadas pelo Programa Rouanet Norte, que destinou R$ 24 milhões para fomentar ações culturais na Região Norte do país. A proposta busca reduzir as desigualdades na distribuição de recursos culturais, promovendo o acesso à cultura e à valorização das expressões regionais. O projeto conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (Basa) e apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, com realização do Ministério da Cultura.
Comentários (0)