Projeto Transitando nas Escolas iniciará nesta segunda, 04, em Araguaína

A solenidade acontecerá dia 4 de abril, a partir das 9 horas. Os agentes mirins receberão kits para atuar nas ruas com os agentes de trânsito e ainda levarão orientações à comunidade

O Projeto Transitando nas Escolas, da Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) e Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, começa as atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 4. A solenidade com entrega de kits para os primeiros 10 agentes mirins acontecerá a partir das 9 horas, na Escola Municipal Dr. Simão Lutz, no Setor Araguaína Sul.
 
O objetivo principal do projeto é conscientizar as crianças sobre educação do trânsito e torná-las agentes mirins, em que levarão orientações às famílias e à comunidade. “Duas vezes por mês, acompanhados dos agentes da AMTT, as crianças que foram selecionadas vão estar nas ruas. Elas vão aplicar a Multa Moral, caso os motoristas desobedeçam as regras de trânsito, e darão orientações”, explicou o coordenador de Educação no Trânsito da AMTT, Robert Delmondes.
 
Agentes mirins
O projeto terá um cronograma com atividades em todos os meses do ano. Em fevereiro, as crianças tiveram as primeiras capacitações com as orientações sobre prevenção de acidentes e como irão atuar nas ruas. A partir deste mês elas já vão às ruas em companhia dos agentes.
 
Participaram da seleção 10.815 alunos, entre 4 e 10 anos, de 34 escolas e creches municipais. Foram escolhidos aproximadamente 400 crianças, todas vão receber kits de agentes mirins e participarão das ações de conscientização no trânsito de Araguaína voluntariamente.
 
O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde, Procuradoria da Infância e Juventude, do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Transito (Detran), e outros.
 
Multa Moral
O trabalho de conscientização com a Multa Moral é realizado através de blitz educativa. Os motoristas devem obedecer, por exemplo, vagas preferenciais e vão ser orientados pelos agentes de trânsito e agentes mirins.
 
O cartão do idoso e do deficiente já foram entregues aos usuários pela AMTT. Quem ainda não tem será orientado a tirar o documento na sede da agência, localizada na Rua Goianésia n° 265, setor Urbanístico.

Comentários (0)