Projeto Vidas Planejadas atende 100 mulheres com inserção gratuita de DIU em Palmas

Atendimentos ocorrem neste fim de semana na USF Jardim Taquari, em parceria entre Município e Estado

Crédito: Gabriela Letrari/Secom Palmas

Cem mulheres serão atendidas neste final de semana com o Projeto Vidas Planejadas para a inserção gratuita do dispositivo intrauterino (DIU) na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Taquari. Neste sábado, 13, foi realizado o procedimento em 50 mulheres e, no domingo, 14, mais 50 mulheres serão contempladas.

 

O Projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, com o Governo Estadual do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Mulher e da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), através do Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil (Cepomfi).

 

A primeira-dama de Palmas e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos esteve na USF Taquari e conversou com algumas mulheres que aguardavam o atendimento. “Estamos felizes em realizar essa ação em parceria com o Cepomfi justamente por saber que muitas mulheres desejavam fazer o procedimento e encontravam dificuldades, aqui ela é atendida de forma rápida e segura”, pontuou.

 

“O projeto Vidas Planejadas está percorrendo o Estado inteiro e tem como objetivo capacitar médicos e enfermeiros na inserção do DIU para beneficiar as mulheres que não têm tido acesso ao dispositivo e estamos aqui no final de semana justamente para alcançar as mulheres que trabalham fora e precisam do atendimento”, explicou a presidente do Cepomfi, Raquel Marques.

 

Fortalecimento do Planejamento Familiar

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do planejamento familiar e assistência às mulheres. Além da ampliação da oferta do serviço na rede em que, até o momento, o procedimento era ofertado apenas no Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas) e passará a ser realizado, gradualmente, nas unidades de saúde.

 

Capacitação e Ampliação do Serviço

O superintendente de Atenção à Saúde da Semus, Paulo Henrique Teixeira, explica que, para isso, quatro médicos da atenção primária passaram por uma formação e, na sequência, serão quatro enfermeiros. “O planejamento familiar já é feito nas unidades, com o aconselhamento para que os pais entendam qual o melhor momento para gerar uma criança ou, por exemplo, qual o método contraceptivo que se encaixa melhor na rotina e vida do casal”, explicou.

 

A cozinheira Eliane Ribeiro Bonfim, 43 anos, já tem um casal de filhos e não pretende engravidar novamente. Por não ter se adaptado com o uso de anticoncepcional, ela optou pela inserção do DIU. “É um método seguro e a opção mais indicada para o meu caso”, explicou. A jovem Gabriela Alves Madeira, de 23 anos, deu à luz há sete meses e, por ser bem recente, tem optado pela segurança. “É uma forma de me cuidar e evitar que venha outro tão rápido.”

Comentários (0)