Projetos musicais gratuitos dão oportunidade a pessoas de todas as idades

Projetos musicais gratuitos, apoiados pela Prefeitura de Palmas estão formando profissionais de todas as faixas etárias. Banda Mirim da GMP, Coral Municipal e Orquestra Sanfônica são alguns dos trabal

Orquestra Sanfônica de Palmas
Descrição: Orquestra Sanfônica de Palmas Crédito: Irene Alves

 A Prefeitura de Palmas tem contribuído para a formação artística de cidadãos que se interessam pela música na Capital. A exemplo disso, três projetos musicais gratuitos têm se destacado na Capital: Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Coral Municipal, da Fundação Cultural de Palmas (FCP), e Orquestra Sanfônica da Secretaria Municipal de Educação. Os projetos são direcionados a crianças, jovens e adultos.

 

O objetivo é desenvolver a formação musical de seus integrantes, trabalhando vozes, instrumentos e diversos estilos musicais, passando pelo clássico, MPB, Pop e músicas de raízes.

 

A Banda Mirim da GMP iniciou suas atividades em 2006 e já atendeu mais de 1330 crianças. Segundo o Inspetor Renison Oliveira, que coordena o grupo, todos os anos são publicados os editais de abertura para inscrição dos interessados, que passam por uma seleção. Os integrantes recebem os uniformes e uma bolsa de R$ 450,00 por mês, e as aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h30.

 

“Para mim e minha equipe nos sentimos realizados por poder contribuir concretamente com a segurança preventiva e com a formação cultural dos jovens da nossa Capital. Estamos transformando vidas através da música”, disse Oliveira.

 

Segundo integrante da Banda Mirim, Thiago Maracaípe, participar do grupo abriu portas para sua carreira. “Aprendi a ter compromisso, o que mudou meu dia a dia. Eu entrei na Escola de Música da Guarda Metropolitana de Palmas sem saber exatamente nada de música. A força da instituição foi tão grande, que em cinco anos já fui convidado para tocar em algumas orquestras e bandas, justamente pelo que aprendi aqui”., contou.

 

Para participar da escola de Música da GMP, a idade mínima é de oito anos, e a máxima de 17.

 

Coral Municipal

“Nossa visão é trabalhar a música, mostrar o que tem de melhor na música brasileira e estrangeira, na música clássica e romântica, dentro de vários períodos. Para isso, temos uma equipe maravilhosa de trabalho que nos acompanha e ajuda apoiando nos ensaios”, disse a coordenadora do projeto e regente do Coral Municipal, Renate Stephanes.

 

O coral Municipal é um projeto da Fundação Cultural e foi retomado há aproximadamente dois anos. Até agora, passaram mais de 70 cantores, e, atualmente, conta com 40 integrantes. O ingresso ao grupo é totalmente gratuito. Os interessados devem se inscrever no início do ano, após a publicação do edital de seleção para novos cantores. No processo seletivo, o candidato é avaliado sob três critérios: classificação vocal, afinação e perfil vocal.

 

Stephanes ressalta ainda que a atividade do canto coral engloba a difusão e a preservação da música brasileira, mostrando o que tem de melhor em todas as regiões do País.

 

O integrante do naipe dos baixos e coordenador do Coral, Romário Miranda, declara que “fazer parte do Coral, desde o início dessa reformulação, é um privilégio. No início não acreditava que fosse capaz, mas as pessoas que realmente entendem e sabem o que faz te dizem o contrário. Eu, hoje, sou muito feliz em poder aprender cada dia algo novo e porque não dizer também, passar alguma experiência, mesmo que seja pouca. Somos uma família. O Coral Municipal de Palmas é a realização de um sonho! Fico pensando no futuro, quando olhar para trás e falar com muito orgulho: eu fiz parte disso”.

 

Orquestra Sanfônica

A Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, iniciou em março de 2015 e atende 105 alunos regidos pelo maestro Moacir José dos Santos, sob direção de Alice Furukawa. A Orquestra conta ainda com a participação de seis estagiários monitores.  

 

Segundo a coordenadora da Orquestra Sanfônica, Cleizenir dos Santos, para participar, basta que qualquer aluno da rede pública municipal manifeste interesse. O candidato passará então por uma entrevista em companhia dos pais ou responsáveis e, em seguida, já participa das aulas.  Os alunos que estudam pela manhã participam dos ensaios à tarde, e aqueles que estudam no período vespertino, ensaiam pela manhã.   

                           

“O projeto tem sido muito importante para os nossos alunos. Alguns já se interessam para ter uma formação na área de música. A mudança na vida deles é visível, são mais alegres e envolvem as famílias no projeto, levando os instrumentos para casa nos finais de semana. A Orquestra eleva a autoestima e, automaticamente, a aprendizagem e o gosto pela escola’, afirma Cleizenir dos Santos.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Comentários (0)