Quase 30 mil raios foram registrados nos últimos cinco dias no Tocantins

Instituto Nacional de Meteorologia alertou perigo em toda região do estado

Crédito: Rafael Batista/Divulgação

Estado do Tocantins tem passado por um período de chuvas intensas, ventos fortes e descargas atmosféricas significativas, marcando nos últimos cinco dias o registro de quase 30 mil raios. O período de chuvas tem persistido, com previsão de continuidade até o próximo domingo, 25, acompanhado por nuvens carregadas, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta laranja, indicando perigo, está ativo em toda região do estado. 

 

O Grupo Storm, em colaboração com a Energisa Tocantins, responsável pelo monitoramento e previsão de eventos climáticos na região, reportou uma redução na quantidade de raios nos últimos dias. Apesar disso, a análise do período é preocupante, com números expressivos de descargas atmosféricas, o que requer cuidado e atenção da população. Confira:

 

  - Dia 17/02/2024: 10.429 raios 

 

- Dia 18/02/2024: 16.168 raios 

 

- Dia 19/02/2024: 1.198 raios 

 

- Dia 20/02/2024: 871 raios 

 

- Dia 21/02/2024: 40 raios 

 

Além das descargas atmosféricas, a região enfrenta fortes rajadas de vento, atingindo até 70 km/h, o que pode resultar no lançamento de objetos na rede elétrica. Diante desse cenário, a concessionária reforçou um alerta à comunidade, fornecendo dicas de segurança.

 

"Somente em janeiro deste ano, foram quase meio milhão de raios. Nos últimos dias tivemos mais de 28 mil. O cuidado precisa ser redobrado por todas e seguir as dicas de segurança são muito importantes", afirmou o Coordenador da Energisa Tony Franco.

  

Outro aspecto ressaltado pelo coordenador é a importância de nunca se aproximar de cabos rompidos ou tentar remover galhos de árvores ou objetos que tenham sido lançados na rede elétrica. “Para prevenir incidentes relacionados a raios é importante evitar áreas abertas, manter distância de árvores e estruturas metálicas, e abster-se de manipular dispositivos conectados à tomada durante tempestades. Outro ponto importante é nunca tentar resolver por conta própria situações envolvendo a rede, como a retirada de galhos. Nestes casos, por exemplo, a concessionária deve ser acionada imediatamente”, explicou.  

 

Diante dos riscos associados às descargas elétricas durante temporais, a distribuidora fornece à população algumas orientações de segurança: 

 

1. Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas. 

 

2. Evite o uso de aparelhos conectados à tomada durante temporais. 

 

3. Desconecte cabos telefônicos, de TV por assinatura e fiação de antenas para prevenir danos. 

 

4. Aterre a rede elétrica da residência ou comércio sempre que possível. 

 

5. Evite o uso de chuveiro elétrico, secador e chapinha. 

 

6. Procure abrigo em construções ao ouvir trovões; feche vidros e janelas. 

 

7. Em campo aberto, agache-se com as mãos na nuca e pés juntos ao ouvir trovões. 

 

8. Evite ficar próximo a árvores e torres durante tempestades. 

 

9. Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar. 

 

10. Não toque em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica, pois podem estar energizados. 

 

  

 

A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento:

por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.  

 

Comentários (0)