Na próxima segunda-feira, 03 de fevereiro, seis radares fixos ao longo da Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, serão verificados. A ação é uma realização da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), e acontecerá a partir das 8h30 da manhã com a participação da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM), que dará apoio, suporte necessário e fará isolamento do trânsito durante os testes metrológicos.
Nesta ação serão aferidos os radares fixos:
Av. LO 5 com Av. Teotônio Segurado – Sentido Norte-Sul / Sul-Norte
Av. LO 9 com Av. Teotônio Segurado – Sentido Norte-Sul
Av. LO 15 com Av. Teotônio Segurado – Sentido Sul-Norte
Av. LO 27 com Av. Teotônio Segurado – Sentido Norte-Sul / Sul-Norte
O objetivo da verificação é a exatidão das medições efetuadas pelos instrumentos medidores de velocidade (radares) e atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 544/2014, que determina como obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.
Para fazer a Verificação Anual dos Radares (medidores de velocidade), um veículo oficial da AEM-TO passa pelo equipamento, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado. Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias.
Os radares de trânsito são aparelhos que monitoraram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão. Para o funcionamento, devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.
Radares de Palmas
Conforme a AEM-TO, os radares fixos estão em pleno funcionamento. No caso dos equipamentos da Avenida Teotônio Segurado, o limite máximo permitido na via é de 70 km por hora.
Comentários (0)