Radares de Palmas passam por testes de precisão nos dias 12 e 13; veja locais

Motoristas devem ficar atentos aos bloqueios temporários nas vias durante os horários estipulamos pela  Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins

Crédito: Divulgação/AEM

Nos dias 12 e 13 de maio, alguns radares de Palmas serão verificados e motoristas devem ficar atentos ao isolamento do trânsito durante esse período. Ao todo, seis instrumentos passarão por aferição metrológica e o trabalho atende ao Regularmento Técnico Metrológico, aprovado por portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade ao serem instalados, uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.


 

Confira os radares que serão aferidos em Palmas:

Dia 12/05 - segunda-feira:

20h30 - Av. NS 01 Quadra 303 Sul (Parque da Pessoa Idosa) – sentido sul

21h15 - Av. NS 01 Quadra 203 Sul (Condomínio Aldeia do Sol) – sentido sul

22h00 - Av. NS 01 Quadra 201 Sul (HGP) – sentido norte

 

Dia 13/05 - terça-feira:

20h30 - Av. JK, faixa de pedestre (Capim Dourado Shopping) – sentido leste

21h15 - Av. Teotônio Segurado com Av. I (Acesso Aeroporto) – sentido sul

22h00 - Av. Taquaruçu com Av. Perimetral Norte – sentido leste

 

Importância dos ensaios metrológicos

A aferição de radares tem como objetivo verificar se os medidores de velocidade estão registrando os dados corretamente, de acordo com os limites permitidos nas vias e com os padrões do Inmetro.

 

Durante os testes, um veículo oficial da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) passa pelo radar cerca de cinco vezes, equipado com um aparelho calibrado pelo Inmetro. O sistema compara a velocidade captada pelo radar com a real, registrada pelo dispositivo. Com base nessa análise, o equipamento é aprovado ou reprovado.

 

Se o radar for reprovado, ele não pode ser usado até que a empresa responsável faça os ajustes necessários. Após as correções, uma nova vistoria é realizada para confirmar se o equipamento voltou a operar dentro dos parâmetros exigidos.

 

Comentários (0)