O radialista e empresário Pedro Ribeiro da Silva, conhecido em Araguaína como Pedro Quaresma, faleceu na madrugada desta terça-feira, 11, em decorrência de complicações causadas por um câncer de pulmão, contra o qual lutava há seis meses. Pedro Quaresma chegou a fazer tratamento em Barretos (SP), mas voltou para casa e faleceu no Hospital Regional de Araguaína.
O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim das Paineiras, onde o corpo de Pedro será sepultado. Ele deixa uma filha de 8 anos. Nas redes sociais, jornalistas, radialistas, amigos e admiradores do trabalho de Pedro Quaresma lamentam o falecimento do profissional.
Nascido em Itaporanga (GO) em 18 de março de 1960, Pedro Quaresma mudou-se para Araguaína ainda na adolescência. Pioneiro na cidade, assim que chegou, passou por momentos difíceis. Foi entregador de jornal, começou na carreira de jogador de futebol, jogou em clubes de Araguaína e Goiânia e integrou a seleção local. Trabalhou também como vendedor em companhias de transporte rodoviário. Mas foi ao entrar na vida jornalística que Pedro Quaresma descobriu sua verdadeira vocação. Na década de 90 assumiu a gerência da antiga TV Javaés, afiliada da Band. Em 2000 fundou a rádio 96 FM e em 1994 ingressou na política disputando um mandato de Vereador em Araguaína. Embora tenha tido expressiva votação, ficou como suplente. Era um grande promotor de eventos, realizando grandes shows em Araguaína.
Notas de pesar
Por meio de notas de pesar, vários parlamentares comentam o falecimento do comunicador e fazem suas homenagens. A morte de Pedro foi lamentada pelo governador Mauro Carlesse. “Recebi com pesar a notícia da morte do empresário e comunicador Pedro Ribeiro da Silva, o Pedro Quaresma. O radialista Pedro Quaresma foi um dos pioneiros da comunicação em Araguaína e certamente deixa boas lembranças e saudades entre seus milhares de ouvintes. Nesse momento de dor e despedida, meu desejo é que o Espírito Santo conforte os corações dos familiares e dos amigos”.
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, em nome da prefeitura, também lamentou o falecimento do pioneiro. “É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do empresário e radialista Pedro Quaresma, 58 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 11, em Araguaína. Reiteramos solidariedade aos familiares e rogamos a Deus que lhes dê força para superar tamanha perda”.
De Araguaína, o deputado estadual Olyntho Neto se manifestou, afirmando que “o Tocantins perde um grande comunicador que trabalhava com coerência e dinamismo levando a notícia sempre na hora certa. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus conforte os corações dos familiares”.
Também por meio de nota, a senadora Kátia Abreu lamentou. “Com imensa dor e pesar recebo a notícia do falecimento do radialista de Araguaína, Pedro Ribeiro da Silva, mais conhecido pelos tocantinenses como Pedro Quaresma. Pedro foi pioneiro da comunicação no Estado do Tocantins, e levou alegria com sua voz a milhares de famílias. Peço a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor”.
O senador Vicentinho Alves também se despediu de Pedro Quaresma. “É com tristeza e profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do grande comunicador e radialista de Araguaína, Pedro Ribeiro da Silva, o Pedro Quaresma. O conhecido jargão utilizado por ele nos programas de rádio, ‘beleza, beleza vamos que vamos’, contagiava os ouvintes com doses diárias de motivação. Figura respeitada em Araguaína, cidade onde conseguiu granjear ao longo de sua vida o respeito e a admiração da população, Pedro Quaresma era um dileto amigo de toda a nossa família. Deixa uma filha de 8 anos de idade, Mariane, e uma legião de admiradores. Consternados, apresentamos votos de condolências à família de Pedro Quaresma e à população de Araguaína pela perda irreparável, rogando a Deus que o receba e o tenha em bom lugar. Informo que apresentarei no Senado Federal, Voto de Pesar pelo falecimento de Pedro Quaresma, nos termos regimentais”.
O deputado estadual Paulo Mourão destacou o pioneirismo do radialista. “Silenciou-se a voz de um pioneiro na comunicação e no meio esportivo de Araguaína com a partida nesta madrugada de terça-feira, dia 11, do radialista Pedro Quaresma. Ficam as lembranças de um amigo e profissional de grande prestígio no Tocantins. Manifesto a minha homenagem ao Pedro Quaresma que sempre nos abriu espaço em sua Rádio Terra FM e as minhas condolências à família e aos amigos. Como profissional e empresário, Pedro deixa um legado à comunicação por ter contribuído com o seu trabalho, levando informação de qualidade à população. Uma lamentável e prematura perda para todos nós que tivemos a oportunidade de conhecer e acompanhar sua trajetória de vida. Nesse momento de dor, rogo a Deus que conforte os corações de todos os familiares e amigos”.
O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também se manifestou. “Foi com imensa tristeza que recebi nesta terça-feira, 11, a notícia do falecimento do pioneiro da comunicação de Araguaína, Pedro Ribeiro da Silva, popularmente conhecido como Pedro Quaresma. Araguaína perde um dos grandes comunicadores, e certamente, Ribeiro entra para história do Tocantins. Radialista e empresário, Ribeiro foi o fundador da rádio Terra 96,5 FM. Manifesto meus sentimentos e desejo aos familiares e amigos força para superar este momento de dor”.
O senador eleito, Eduardo Gomes, também emitiu nota de pesar pelo radialista Pedro Quaresma. “Hoje o Tocantins perdeu um dos seus mais ilustres filhos. Pedro Quaresma, pioneiro nos esportes, na comunicação, na cultura e na divulgação de um Tocantins mais altivo e próspero, perdeu a vida em Araguaína. Deus, em sua grandeza, dará a ele bom lugar e o reconhecimento de sua luta de vida, confortando familiares e amigos, e reproduzindo seu legado de amizade e trabalho. Minha singela e sincera homenagem ao amigo Pedro Quaresma, um apaixonado por Araguaína e pelo Tocantins”.
O deputado federal César Halum também se despediu do amigo de longa data. “‘Você meu amigo de fé, meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos e tantas jornadas’. Não teria frase melhor para demonstrar minha amizade e companheirismo de 45 anos ao amigo radialista, Pedro Quaresma. Nos diversos momentos juntos ele demonstrou ser um homem de coração puro, singelo e caridoso, e profissional exemplar. Seu falecimento deixará uma enorme lacuna a todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Hoje falo não para sua essência mortal que já não está mais entre nós, mas para sua memória que vive e viverá pra sempre em nossos corações. Tenho certeza que sua fé em Deus e, em especial sua devoção a Nossa Senhora Aparecida, levou paz ao seu descanso eterno. Ele foi um guerreiro! Expresso aos familiares, amigos e admiradores, meu profundo pesar pelo seu falecimento. Que Deus, em sua infinita bondade, nos conforte neste momento de grande tristeza.
Elenil da Penha, deputado estadual, disse que foi com grande tristeza que recebeu a notícia da morte. "Um dos maiores expoentes da comunicação no Tocantins, Quaresma foi pioneiro em Araguaína, tendo fundado, em 1999, a rádio Terra FM. Profissional talentoso, competente e muito querido por todos, ele deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo seu compromisso com o estado e pelo amor, respeito e carinho devotados ao povo tocantinense. Neste momento de profunda dor, expresso minhas condolências aos familiares deste ilustre amigo, pedindo a Deus que traga conforto aos corações enlutados".
Comentários (0)