Rede municipal de ensino de Palmas recebe cadastros para matrículas

Os pais interessados em pleitear uma vaga em um dos 29 Cmeis podem fazer o cadastro de seu filho, saber a disponibilidade de vagas por unidade de ensino e a classificação do aluno na lista de espera

As aulas recomeçam no dia 2 de agosto em Palmas
Descrição: As aulas recomeçam no dia 2 de agosto em Palmas Crédito: Secom Palmas

A Prefeitura de Palmas implantou o Sistema Online de Cadastro da Educação Infantil (Socei), que atende crianças na faixa etária de seis meses a três anos, e o Sistema On-line de Cadastro da Educação Fundamental (Socef), que atende do 1º ao 9º ano, para facilitar o processo de matrícula de alunos na rede municipal de ensino. As aulas recomeçam no dia 2 de agosto, com a continuidade no recebimento dos cadastros pelos dois sistemas durante todo o ano.

 

Por meio destas plataformas, os pais interessados em pleitear uma vaga em um dos 29 Cmeis podem fazer o cadastro de seu filho, saber a disponibilidade de vagas por unidade de ensino e a classificação do aluno na lista de espera. Para a classificação são consideradas a data da inscrição e a proximidade da residência da família com a escola, além dos critérios especiais estabelecidos na Portaria Semed 0792/2018. Já para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as matrículas podem ser realizadas diretamente nas escolas sem a necessidade do cadastro prévio, desde que haja vaga disponível.

 

A rede municipal de ensino conta hoje com 37.838 alunos matriculados, sendo 11.145 na Educação Infantil, 26.400 na Educação Fundamental e 293 na Educação de Jovens e Adultos. Quanto às vagas disponíveis para matrícula, são 2.380 na Educação Fundamental e 707 na EJA, além de 750 na Educação Infantil, na faixa etária de três a seis anos.

 

A rede municipal de ensino de Palmas atende atualmente 100% da demanda da Educação Fundamental e oferta vagas para todas as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos do Ensino Infantil. No caso das crianças de zero a três anos, o MEC preconiza que até 2024 os municípios tenham como meta atender 100% das crianças. Hoje, Palmas atende 50% dessa faixa etária.

 

Para atender a demanda de vagas para alunos com idade entre seis meses e três anos, a Prefeitura de Palmas investiu recursos próprios da ordem de R$ cinco milhões para garantir a continuidade das obras de sete Cmeis em construção em todas as regiões da Capital enquanto aguarda o repasse da verba federal oriunda do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

 

Socef

 

Para fazer o cadastro no Socef, basta o pai ou responsável acessar o sistema pelo endereço eletrônico http://semed.palmas.to.gov.br/socef/ e informar CPF e endereço e nome completo, e data de nascimento do aluno. O sistema exige ainda a seleção da série a qual o aluno cursará (1º a 9º ano) e a escolha de três unidades para matrícula de novatos.

 

O sistema possui o diferencial de ser obrigatória a seleção da série a qual o aluno cursará (1º a 9º ano) e a escolha de três unidades para matrícula de novatos. Para os pais ou responsáveis que desejam a transferência entre unidades da rede, também será utilizado como meio de facilitar o processo de lista de espera. Acesse o Sistema aqui

 

Socei

 

Para se cadastrar no Socei o interessado deve entrar no sistema, cadastrar o CPF e preencher as fichas com as informações dos pais ou responsáveis e da criança a ser cadastrada, além de informar as opções da unidade de ensino a que pleiteia vaga. Para os pais ou responsáveis que já realizaram o cadastro e desejam verificar as informações, é preciso informar o CPF e o número do protocolo gerado pelo sistema no ato do cadastro. Acesse o Sistema aqui.

 

Quem tiver dúvidas, pode procurar diretamente uma unidade educacional mais próxima de sua residência ou entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio do telefone 3234-0213, para o devido auxílio. Todas as informações sobre como proceder para se cadastrar no Socef estão disponíveis na Portaria 0792/2017.

Comentários (0)