A área de preservação que fica ao lado do Parque dos Povos Indígenas amanheceu em chamas nesta sexta-feira, 6. Segundo testemunhas, o fogo se iniciou próximo ao Colégio Militar e se espalhou pela vegetação seca do local. Motoristas que passavam no momento registraram a densa nuvem de fumaça que se formou e dificultou a visibilidade.
Mesmo diante da ocorrência, os Bomberios conferiram que não há equipe para combater as chamas. Uma nota divulgada pela corporação comunicou que não há efetivo nesta sexta-feira, para Palmas, pois toda a equipe está na Serra do Lajeado.
De acordo com os Bombeiros, a Serra está com vários focos de incêndios e todo o efetivo administrativo foi empregado nos serviços de combate as chamas por lá.
Procurada pelo T1 Notícias, a Prefeitura de Palmas informou que a Defesa Civil Municipal está no local para o combate as chamas, e ressaltou que a população pode acionar a Divisão de Fiscalização Ambiental da Guarda Metropolitana, por meio do 190 e denunciar atos criminosos que coloquem em risco a preservação ambiental.
Atear fogo é crime ambiental, conforme disposto na Lei Federal Nº 9.605/98. O autor está sujeito a multa, detenção ou reclusão, conforme Art. 41. Além disso, atos como esses prejudicam a fauna e a flora da região e ainda afeta a qualidade de vida da população, desencadeando problemas respiratórios.
Veja um vídeo do local:
https://www.youtube.com/watch?v=S2KvJZ9_f8U&feature=youtu.be
Comentários (0)