A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), inaugurou na manhã desta quarta, 16, em Salvador, o novo polo da instituição, com foco nas regiões Nordeste e Norte. A cerimônia foi marcada por apresentações culturais e contou com a presença de autoridades, parceiros e representantes da instituição.
A Conselheira Presidente da Renapsi, Raquel Barbosa, definiu como um “sucesso” a inauguração e exaltou a cultura regional apresentada e celebrada durante o evento.
“Estamos concluindo o dia de hoje com muito sucesso, com a sensação de dever cumprido em relação à inauguração do polo expansão com sede em Salvador. Bahia é um polo de crescimento, de pujança comercial, e nós estamos acompanhando todo esse movimento que ocorre pelas terras baianas. O evento foi coroado com as manifestações culturais relacionadas à origem dos habitantes da Terra, através da arte, através dos jogos, da música, das manifestações relacionadas à capoeira e às tradições originárias do Brasil. Muito bom contar com a participação dos jovens, autoridades e pessoas relacionadas ao campo da aprendizagem”, afirmou.
O evento contou com a participação dos jovens do polo, como Julia Paranhos, que falou sobre a importância da oportunidade de estudar e trabalhar nesse momento da sua vida.
“São poucas empresas que disponibilizam para o jovem, o ato de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Então tem esse horário, a flexibilidade de poder trabalhar, de poder estudar e de manter os meus estudos, que algo importante agora para a vida do jovem quando conclui o Ensino Médio”, declarou.
Para o CEO da Renapsi, Juan Carlos Moreno, a inauguração do novo polo é a validação do plano estratégico da instituição, que prevê que 50 mil jovens sejam atendidos até 2025, mas é também uma aposta no mercado regional.
“De certa forma, poder abrir este polo é a validação para poder crescer e atingir esses 50 mil jovens até 2025. É consequência de todo esse processo e planejamento, ao mesmo tempo, é uma aposta em um mercado que nós acreditamos que há oportunidade, um potencial enorme de crescimento, que é o Norte e Nordeste. Economicamente, são os povos que mais estão crescendo no Brasil e temos visto uma tendência de crescimento de 400% nos próximos 10 anos”, pontuou.
O gestor acredita ainda que a Renapsi tem muito a contribuir com a região levando oportunidades aos jovens.
"Percebemos que tem uma carência enorme em relação aos jovens, ao potencial dos jovens. Penso que esse polo vai ser um polo da esperança para essa juventude que está na região - esperança que nós estamos aí, que nós acreditamos, investimos nos jovens, no futuro deles, num papel transformador, apoiador, orientador”, apontou Juan.
Atendendo atualmente 700 jovens e com uma equipe de 18 pessoas, a Renapsi espera um crescimento da unidade de Salvador.
“Vai crescer até final do ano até 1.000 jovens. Podemos esperar que o polo hoje que tem esse espaço, vai ser ampliado com mais aulas e com isso também uma equipe maior. Hoje temos uma equipe de 18 pessoas e pensamos em dobrar esse número até o final do ano. E com isso, também dobrar o número de jovens que estamos atendendo na região Norte e Nordeste através de mais unidades”, adiantou o executivo.
Expansão
Com mais de 30 anos de atuação e uma metodologia reconhecida internacionalmente, a expansão da Renapsi é uma realidade que deve ser consolidada ainda mais nos próximos meses. Em 2022, 14 novas unidades foram abertas e outras 21 devem ser inauguradas nos próximos 12 meses. O CEO pontua que a próxima unidade a estrear é a de Belém, no Pará.
"Estamos ampliando nosso trabalho e nesse caso, de Belém, também devido à COP 30. É também vamos ampliar nosso trabalho em relação com grandes clientes potenciais, por exemplo a BYD, empresa chinesa que está iniciando as operações em Salvador com a contratação estimada de mais de 15 mil funcionários, o que significa que temos aí um potencial de quase 1.000 jovens que eles vão ter que contratar e claramente a gente está se movimentando para poder estabelecer uma relação forte com grandes empresas”, afirmou.
Parcerias
A cerimônia foi marcada pela presença de autoridades regionais e parceiros da Aprendizagem, como Thais Arute e Marli Pereira, auditoras fiscais do Trabalho, Karine Espinheira, procuradora do Trabalho, além de Wanderson Gomes, da Secretaria Estadual de Educação da Bahia e Luci Góes – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia.
O momento contou ainda com a presença de representantes das parcerias privadas como o Banco do Nordeste, Varejão e Le Biscuit.
“Foi um momento muito especial esse da nossa inauguração a partir de Salvador. Recebemos aqui toda a nossa comitiva da Renapsi, nossos parceiros locais e nacionais e o nosso sentimento hoje é de agradecimento, com a expectativa de dar visibilidade ao nosso trabalho e alavancar os programas de aprendizagem nas regiões Nordeste e Norte, sempre com a direção e a sintonia que permeiam nossa instituição”, explicou o gerente do Polo Expansão, Diego Rocha.
A expectativa é que mais de 10 mil jovens sejam impactados pelo novo polo. Com sede em Salvador, o polo irá servir de base estratégica para as operações da Renapsi nas Regiões Nordeste e Norte, além dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Comentários (0)