Respeito é a principal mensagem da III Conferência da Igualdade Racial, em Palmas

O evento continua nesta sexta-feira com debates de políticas públicas que serão enviadas para gestão municipal e pautadas na 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Abertura da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Palmas
Descrição: Abertura da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Palmas Crédito: Divulgação

Teve início na noite desta quinta-feira, 28, no auditório da Universidade Católica do Tocantins, a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Palmas. O evento foi marcado, segundo o superintendente de Igualdade Racial, Nélio Lopes, como sendo “um momento de visibilidade, um momento de mostrar para a sociedade, que Palmas está, sim, preocupada em prover as políticas públicas de igualdade racial”. 

 

Além das apresentações culturais, palestras e o espaço de voz e representatividade para sociedade civil organizada, o superintendente destacou que foram apresentadas na abertura, as ações que o município vem realizando sobre questões raciais. “A criação do Conselho e do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial no dia 20 de junho de 2017, implantação do Projeto Papo Afro nas escolas municipais, promoção da equidade racial com uso de indicadores que visem à promoção da igualdade de oportunidade e valorização da diversidade racial”, ressaltou.

 

Ainda segundo Lopes, “todas essas ações têm refletido no empoderamento e valorização de diversos segmentos étnico-raciais”. O tema do evento é ‘Palmas na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos’.

 

Conforme a representante da Federação de Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira do Tocantins (FECCAMTO), Roberta de Osoguiã, o grupo deseja apenas paz e respeito. “Não aceitaremos mais a condição de vítimas, nem nos esconderemos. Não aceitamos ser diminuídos pela nossa escolha, pela nossa cor, queremos ocupar os espaços que temos por direito como cidadãos brasileiros, amparados pela Constituição Federal. Tudo se resume a uma palavra – respeito”, afirmou.

 

A III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Palmas teve continuidade nesta sexta-feira, 29, com eleição de delegados e debates de políticas públicas que serão enviadas para gestão municipal e pautadas na 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Comentários (0)