“O Tocantins é um case. Na trilha das utopias, é o fruto de muita luta. O Tocantins é um caso de amor por meio de uma saga de destino de predestinados, de persistência e de determinados. ” Com este texto de Tião Pinheiro, a atriz Iva de Oliveira abriu o lançamento da Revista “Siqueira Campos – Um Legado aos Vereadores”. Realizado na tarde desta terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Palmas, a publicação traz uma carta aos vereadores tocantinenses, que foi escrita pelo ex-governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, em maio deste ano, poucos meses antes de seu falecimento, em 4 de julho. A cerimônia contou com a participação de autoridades políticas, amigos e familiares do ex-governador.
A criação da Revista é da Associação Amigos do Palacinho e idealizada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Wagner Praxedes. O grupo é composto por profissionais pioneiros de diversas áreas de atuação. A publicação busca cumprir a trilogia de projetos que marcaram a história de luta pela criação do estado do Tocantins, de modo que não seja esquecida. Busca também promover o resgate da história e a realização de ações.
Em seu discurso, Wagner Praxedes disse que Siqueira viveu o Tocantins. Disse que foi chamado por Siqueira Campos em sua residência e disse que queria deixar uma carta aos vereadores de Palmas. “Essa carta que foi lida por ele, quem abrir a revista vai perceber que, ela foi ditada pelo governador Siqueira Campos, quem conhece sabe que as palavras são dele, não tem nada editado. Ele morreu 100% consciente”, disse Praxedes.
Laurez Moreira, vice-governador do Tocantins, esteve presente representando o governador Wanderlei Barbosa, e abriu seu discurso cumprimentando todas as autoridades presentes e disse da sua alegria em estar presente na homenagem ao homem que foi o maior símbolo e mais importante desse estado. “Hoje eu fico muito orgulhoso de tudo que vejo no Tocantins. Temos a 13º maior renda percapita, se pegarmos todos os estados, estamos entre os 10 com o menor número de pessoas de baixa renda no Brasil. Tenho certeza que nosso estado tem um potencial muito grande. Tudo isso foi fruto porque um dia ele acreditou no potencial do nosso Tocantins”, disse Laurez.
Laurez disse ainda que para fazer tudo que Siqueira Campos fez pelo estado é ter uma visão diferente. “Parabenizo a todos pela ideia e trago o abraço do governador Wanderlei Barbosa, conte com o apoio do governo para próximos projetos”, finalizou o vice-governador.
O primeiro vice-governador do Estado, e a maior representação histórica do Tocantins, Darci Coelho, disse que a trajetória de Siqueira foi materializada. “A carta de reconhecimento aos vereadores escrita poucos dias antes de morrer, no dia 4 de julho, traz estímulo e muita determinação para as próximas gerações políticas.
O anfitrião do evento, o presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha, disse muito emocionado que no seu quarto mandato, teve a oportunidade de falar com Siqueira por 20 minutos. “Dali tirei um legado de um histórico: a de um ser humano diferenciado”. Disse o presidente que encerrou sua fala antes do tempo por não ter condições de dar continuidade por toda a sua gratidão a Siqueira.
Junior Batista é historiador e conhecedor de toda trajetória política de Siqueira Campos. Ele disse que Siqueira Campos bradava com tudo e todos para não deixar nada faltar no período de criação do Tocantins. “Por dentro, não se cabia de felicidade, afinal, sob o seu comando, estava nascendo no meio do cerrado, a última cidade planejada do século XX”, disse o historiador.
A revista foi escrita e editada pela jornalista Adriana Borges, que acompanhou Siqueira Campos por muitos anos e teve o seu primeiro emprego em 1981 quando era correspondente da Rádio Siqueira Campos em Colinas do Tocantins. “ É uma alegria fazer parte dessa história, sou muito grata por tudo e de ter conhecido um dos homens mais significantes e determinados que conheci na vida”.
A Ilustração da Capa é do artista Selvo Afonso e com diagramação de Rogério Adriano.
Comentários (0)