Ribeirinha leva projeto Recriar Vidas e história inspiradora para Itaquaquecetuba

Palestra teve o tema “Emoções transformadoras em trajetórias de vida” e contou com apresentação das ações de educação socioemocional desenvolvidas pela equipe

Crédito: Divulgação

Foi promovida nesta quarta-feira, 23, na cidade de Itaquaquecetuba, uma palestra do CEO da Recriar Vida, Ricardo Ribeirinha, com o tema “Emoções transformadoras em trajetórias de vida”, que buscou, além de contar a história pessoal de Ribeirinha, apresentar ações de educação socioemocional desenvolvidas pela equipe de trabalho que atua em diversos projetos, dentre eles o Recriar Vidas e ESCUDOS, visando mitigar risco social por meio da educação socioemocional, abordando ainda as vulnerabilidades sociais e os aspectos biopsicossociais que podem prejudicar o rendimento de profissionais e alunos na escola.

 

Na palestra, participaram os profissionais da Casa de Projetos Educacionais Paulo Freire, professores e gestores que atuam nas escolas integrais do Sistema Público Municipal de Ensino da cidade.

 

O convite, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a direção da Secretária Maria Cristina Perpétuo dos Santos Soares, partiu da necessidade de problematizar a educação socioemocional no tempo presente, visando complementar as atividades realizadas no Programa de Projetos Educacionais (PROEDUC), implantado nas escolas em tempo integral. A iniciativa do PROEDUC faz parte do projeto de recuperação da autoestima do povo da cidade, conduzida diretamente pelo Prefeito da cidade, Eduardo Boigues.

 

De acordo com Vagner Marques, Gestor de Projetos Educacionais da Casa de Projetos Educacionais Paulo Freire, um dos articuladores da ação, essa foi a primeira etapa na busca de conhecer melhor os projetos desenvolvidos e talvez levar as atividades e conteúdos para a Itaquaquecetuba. “Conheci o Ricardo há cerca de 2 anos e, na oportunidade, percebi que os projetos desenvolvidos por ele têm um diferencial, que é a metodologia por meio de caso real. Isso gera mais empatia de professores e estudantes e uma melhor compreensão dos objetivos da Educação Socioemocional, visando preparar os estudantes para os desafios da vida, melhorar as relações em sala de aula e, logicamente, reduzir o risco social de todos os personagens envolvidos, inclusive as famílias. Ações como a de hoje vão ao encontro com a proposta da gestão do prefeito Eduardo Boigues”, destacou.

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