Roda Canindé levará segunda edição do “Choro na Rua” a espaços públicos de Palmas

Com fomento da Lei Aldir Blanc, projeto retoma apresentações gratuitas em locais movimentados da Capital e reforça a tradição do chorinho em ambientes abertos e democráticos

Crédito: Divulgação

O som contagiante do chorinho está prestes a retomar os espaços públicos mais movimentados de Palmas. O grupo Roda Canindé já iniciou os ensaios e preparativos para a segunda edição do seu aclamado projeto "Choro na Rua", uma iniciativa que celebra não apenas a música brasileira, mas a própria história do grupo.

 

O projeto, que agora conta com fomento do governo, revive a prática que deu origem ao Roda Canindé. Antes mesmo de buscar apoio em editais, os integrantes já se reuniam em locais públicos para fazer o que mais amam: tocar chorinho para as pessoas. Essas rodas de choro informais sempre contaram com grande participação e uma calorosa aceitação do público, consolidando o grupo na cena cultural da cidade e motivando a busca por fomento para ampliar o alcance do trabalho.

 

Para esta segunda edição, o grupo prepara uma novidade que promete elevar ainda mais o nível musical das apresentações: a participação especial do músico Ayrton Ferreira. Multi-instrumentista experiente, Ayrton trará o brilho da flauta e do saxofone para se somar ao regional do Roda Canindé, garantindo novos arranjos e improvisos que devem encantar o público.

 

Agora, o grupo está em uma rotina intensa de ensaios para garantir que esta segunda edição seja ainda mais especial, mantendo a espontaneidade e a alegria que são a marca registrada do Roda Canindé. A proposta é reencontrar o público e cativar novos ouvintes, quebrando a rotina da cidade com um repertório de clássicos do chorinho.

 

"Estamos muito felizes em anunciar a segunda edição oficial, mas, para nós, é como voltar para casa", afirma Lucas de Jesus, coordenador do projeto. "O Roda Canindé nasceu assim, do contato direto com as pessoas na rua, e a recepção sempre foi o nosso maior incentivo. Conseguir o fomento via edital nos permite continuar essa missão de forma mais estruturada, mas com a mesma alma e alegria do início, quando tudo era apenas pela paixão de tocar."

 

O público já pode se programar para prestigiar os espetáculos. As apresentações acontecerão nas seguintes datas e locais, a partir das 19h e totalmente gratuito:

 

- 25 de fevereiro - Parque Cesamar

- 27 de fevereiro - Rodoviária de Palmas

- 01 de março - Feira do Bosque

 

O "Choro na Rua" é um convite para que a população de Palmas reencontre o grupo e celebre novamente a beleza do chorinho em um ambiente aberto e democrático. 

 

Sobre o Roda Canindé
O Roda Canindé é um coletivo cultural dedicado à pesquisa, preservação e difusão do Choro e de outras manifestações da música popular brasileira no Tocantins. O grupo nasceu da prática de ocupação de espaços públicos com rodas de choro, consolidando-se pelo forte apelo popular antes mesmo de obter fomento via editais.

 

Projeto

O projeto está sendo executado com recursos da Lei Aldir Blanc edital nº 16/2024/FMC - Cultura e Linguagens, geridos pela Fundação Cultural de Palmas da Prefeitura de Palmas.

 

 

Comentários (0)