Rodízio no abastecimento de água atingirá 30% da população: entenda medida

Foz/Saneatins adota medida para fazer com que água continue chegando a todos. Medida atingirá 30% da população palmense, todos da região central e norte da capital...

Tabela de rodízio de abastecimento
Descrição: Tabela de rodízio de abastecimento Crédito: Divulgação

O rodízio no abastecimento de água em Palmas, por causa da seca, atingirá cerca de 30% da população palmense, da região norte e centro da capital.

A Foz/Saneatins anunciou a medida nesta quinta-feira, 19, justificando ser um plano de ações que visa fazer com que a água continue chegando a todos, apesar da seca. A empresa deixou claro que diferente de racionamento, o rodízio é um sistema de contingenciamento utilizado pelas empresas de saneamento quando há reserva de água, porém com desequilíbrio temporário de captação e distribuição entre áreas atendidas.

 

Rodízio x racionamento

O T1 Notícias apurou e esclarece ao leitor que o racionamento, previsto na Lei 11445/2007 (art. 23, XI e art. 46) e no Decreto 7.217/2010 (art. 21 e parágrafo único e art. 30, l), é uma forma de coibir o uso de água em situações de escassez ou de contaminação, inclusive com a aplicação de multas para quem exceder a cota estipulada. Já racionamento ocorre quando a quantidade não atende a demanda, há uma cota de consumo e quem excede-la, pode ser multado.

Para os consumidores, o racionamento na forma prevista na lei, teria efeitos mais prejudiciais, por isso este só é adotado em situações extremas. Então a forma encontrada pela Foz|Saneatins, juntamente com a Agência Tocantinense de Regulação (ATR), o rodízio, fará com que as quadras de Palmas recebam água por um determinado período do dia, mas sem limitação do consumo.

 

Confira na tabela os horários e quadras que entrarão no rodízio a partir desta segunda-feira, 23.

 

 

  

Comentários (0)